#VidadeInfluencer
#VidadeInfluencer
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 técnicas simples para produzir vídeos com qualidade

5 técnicas simples para produzir vídeos com qualidade
Maria Lúcia Zanutto
fev. 5 - 4 min de leitura
010

Equipamentos, softwares, diversos programas de edição. Às vezes, produzir vídeos com boa qualidade pode parecer uma tarefa difícil, mas viemos provar o contrário. Confira dicas para produzir bons vídeos e arrasar nos próximos conteúdos

Para ser um influenciador que realmente se destaca, é preciso produzir bons conteúdos. E, falando em vídeos,  qualidade é praticamente indispensável. No meio de tantos equipamentos profissionais, difíceis de manusear, e programas de edição indecifráveis, criar conteúdos relevantes em audiovisual pode parecer uma missão impossível. Para te ajudar, mostraremos que, com as técnicas certas, é possível produzir vídeos de forma simples e  bem-feita. Confira abaixo dicas para produzir com qualidade utilizando técnicas simples.

Organize suas ideias e prepare um roteiro

Mesmo os vídeos mais espontâneos precisam de um planejamento  mínimo. É fundamental pensar no que será dito e como, antes de efetivamente começar a gravação.

Dica: prepare um roteiro (que pode ser escrito ou não) do que será falado no vídeo. Organizar as ideias vai te ajudar  a ter uma história com começo, meio e fim. Essa estrutura, por sua vez, ajudará o público a entender melhor a mensagem que você quer transmitir. Pense em exemplos e na linguagem que será utilizada – isso facilitará o trabalho na gravação e edição, evitando erros e outras intercorrências que podem atrapalhar.

Cuidado com a qualidade: como estão os seus equipamentos?

É possível produzir vídeos de boa qualidade mesmo sem possuir ferramentas profissionais. Para isso, é importante ficar atento a alguns detalhes: antes de gravar, limpe bem a lente da câmera (com as ferramentas e produtos adequados) e confira se o microfone está funcionando. Faça testes para verificar o funcionamento do equipamento todo, seja uma câmera ou um smartphone, sem esquecer da bateria e da iluminação. Se for gravar com o celular, escolha a posição horizontal – ela se adequa melhor a diversos formatos, facilitando a visualização do vídeo.

1, 2, 3, testando!

Agora que você já pensou no conteúdo e conferiu se o equipamento está funcionando e com energia suficiente, chegou a hora de fazer uma pequena amostra, ou seja, gravar a primeira versão do vídeo. Não é necessário gravar o conteúdo inteiro, mas o suficiente para se certificar de que está tudo do jeito desejado. Veja se:

  • o som está bom e limpo o suficiente para ser bem entendido, sem ruídos;
  • a iluminação é clara o suficiente para uma imagem nítida;
  • o foco está no lugar certo;
  • se for gravar em casa (quarto/sala), garanta que o fundo que aparecerá no vídeo esteja arrumado, sem bagunça.


Nesse momento é importante assistir a essa amostra do conteúdo do ponto de vista do público. Assim, é possível fazer as alterações necessárias e tornar o vídeo ainda mais atraente. 

Gravação

Depois de seguir as dicas anteriores, fazer a versão completa fica mais fácil, além de obter um resultado melhor. 

Concentre-se e tenha em mente o que foi pensado e preparado anteriormente. Isso facilitará a gravação, com menos retrabalho e cortes, o que deixará o conteúdo mais fluido. 

Edição

Nessa etapa, acontece o refinamento do vídeo. É possível cortar partes e adicionar elementos para que ele chegue mais perto do objetivo desejado, como vinhetas, efeitos especiais — visuais e sonoros. Apesar de enriquecer o conteúdo, esses recursos não são obrigatórios e devem ser usados com equilíbrio. Garantindo que o som esteja claro, a imagem nítida e que o conteúdo seja transmitido de um jeito interessante e de fácil entendimento, boa parte do caminho para o sucesso já terá sido percorrida. 

Seguir esses passos facilitará, e muito, a sua produção de vídeos. Isso também vai agradar sua audiência e, com toda certeza, vai fazer com que você se destaque nas redes sociais. 

Lembre-se: sentir prazer em todo esse processo é fundamental para um resultado positivo. Por isso, solte a criatividade e seja autêntico na criação do conteúdo, produza os vídeos que você também gostaria de assistir – é provável que muitas pessoas pensem como você e gostem do resultado. 

Veja também:

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você