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7 razões pelas quais você deveria ter – e manter – um blog

7 razões pelas quais você deveria ter – e manter – um blog
Laís Schulz
jun. 30 - 8 min de leitura
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Se você é um influenciador, ter um blog vai te ajudar ainda mais a se estabelecer como uma referência e fortalecer laços com sua audiência. Agora, se você quer ter algum tipo de serviço, produto ou quer que seus clientes te encontrem para fechar negócios, recomendo que você comece seu blog agora.

Ter um blog me fez aumentar muito minha visibilidade online e isso proporcionou inúmeros benefícios. Primeiro, fortaleci minha imagem, também ganhei a confiança do meu público, que começou a me seguir em outras redes sociais como Instagram e Pinterest. Depois, essas pessoas começaram a me procurar para prestar serviços e fechar parcerias.

Graças ao meu blog, pessoas de fora do meu círculo social começaram a me encontrar através do Google e do Pinterest e a minha audiência começou a aumentar consideravelmente.

Mas, os benefícios vão muito além desses que eu contei para você aqui. Então, vem cá que eu vou te mostrar as principais razões pelas quais você deveria ter começado o seu blog ontem!

7 motivos para criadores de conteúdo terem um blog

1. Ser mais independente – dentro do possível – de redes sociais

É claro que as redes sociais são essenciais para quem tem um blog. Afinal, é através dela que você vai começar a divulgar seu mais novo xodó.

Mas, é preciso enxergar que você não pode ser dependente de suas redes sociais por dois motivos:

Primeiro, nós sabemos que as redes sociais são controladas por algoritmos que nem sempre – quase nunca – nos favorecem. Portanto, com mudanças acontecendo no Facebook, Instagram e LinkedIn, nossos posts são reféns do que acontece por trás deste jogo de números.

Segundo, porque o Google não está nem aí para os resultados das redes sociais. Se alguém escrever um artigo no Facebook sobre “Como fotografar melhor” é muito improvável que o Google encontre este artigo. Ele irá mostrar resultados de onde? Isso mesmo: sites e blogs, voilà.

É importante, portanto, criar algo que possa ser encontrado fora das redes sociais e que, independente de mudanças, esteja ali. O blog é a resposta para seus problemas.

2. Desenvolver suas habilidades e aprender

Engana-se quem pensa que ter um blog é apenas para escritores profissionais. É claro que ajuda – e muito – se você tiver uma ótima escrita. Porém, você pode ser um nutricionista, babá, ou fotógrafo e ainda assim ter um blog.

Escreva sobre o que gosta ou sobre o que trabalha/quer trabalhar, sobre suas experiências ou algum tópico que lhe interesse. Defina dois ou três temas principais e fale sobre eles em seus textos.

Quando você precisa escrever, além de desenvolver suas habilidades de escrita, você também irá aprender mais, lendo e estudando sobre o tema, além de tornar-se mais disciplinado e eficiente.

3. Compartilhar conhecimento e ajudar a melhorar vidas

Cá entre nós, ajudar os outros é demais e saber que pessoas se inspiraram ou mudaram algo em suas vidas por nossa causa nos faz sentir muito bem.

Ao compartilhar suas experiências, conhecimento ou reflexões, você impacta o mundo de outra pessoa. O que mais me deixa feliz é saber que meus posts tiveram um impacto positivo na vida de alguém, seja ajudando a ganhar dinheiro com suas fotos ou procurar ajuda quando sofre de ansiedade.

Compartilhar conhecimento e melhorar vidas é um dos meus objetivos principais com meu blog – e deveria ser o seu também. Além de ter seus motivos pessoais, ajudar os outros e fazer isto com o coração te leva mais longe, sempre.

4. Expandir sua audiência

Tendo um blog fica muito mais fácil de expandir sua audiência. Como eu disse anteriormente, nas redes sociais você ficará dentro das redes sociais, enquanto com o seu blog você estará na internet inteira – ou pelo menos em parte dela.

Com isso, fica muito mais fácil de expandir sua audiência. Mais pessoas fora do seu círculo de amizades irão te encontrar e, possivelmente, te acompanhar em suas redes sociais. Ou, no mínimo, retornarão ao blog se gostarem do que viram.

5. Mostrar que você sabe faz você se destacar

Você sabe o que faz. Você é um bom médico que entende muito sobre sua especialidade. Você é um ótimo pintor que pinta quadros incríveis. Você tem uma das lojas mais completas de produtos naturais da sua região. Porém, quem sabe disso?

Ter um blog pode ajudar você a aparecer e firmar-se como um expert na sua área. Foi assim que eu encontrei o Rafa, que é meu personal trainer hoje. Eu só cheguei até ele porque ele postava várias dicas de exercício com explicações e informações interessantes. Isso me deu confiança de contratá-lo porque eu sabia que ele sabia o que estava fazendo.

Ou seja, quem você conhece que sabe o que você sabe? As pessoas sabem que você é um bom médico? As pessoas sabem que sua loja existe? Se você tiver um blog e produzir conteúdo de qualidade – não propaganda, não adianta ficar escrevendo sobre como sua loja é maravilhosa – você mostrará o que sabe e ganhará destaque. E quando alguém pensar no seu produto ou profissão, pensará em você.

Pronto, você se tornou uma referencia. E isto é muito mais que ótimo. Isto é perfeito.

6. Seus clientes irão te encontrar sem você gastar um centavo

Certo dia eu estava procurando por uma receita na internet e acabei encontrando uma de que gostei. Li a receita e percebi que ela estava num blog dentro do site de uma empresa que vende produtos naturais e suplementos.

Isso é muito esperto. Eu procurei uma receita, eles tinham a receita e os ingredientes à um clique.

Se você for um arquiteto e começar a escrever sobre arquitetura, por exemplo, estilos de arquitetura, criar posts como “Inspirações para cozinhas modernas”  com inúmeras imagens (tanto da internet como suas) e um ótimo texto, as chances de você ser encontrado pelo Google são gigantes.

Quem procura por inspirações de cozinhas modernas? Alguém que está disposto a fazer uma cozinha moderna. Ele pode entrar no seu blog, ver as inspirações e lá do lado ver uma cozinha ou apartamento que você projetou. Quem sabe vocês não fecham negócio?!

7. Ganhar dinheiro

Coloquei “Ganhar dinheiro” por último porque esta deve ser a última razão pela qual você vai criar seu blog.

Um blog não deve começar porque vai dar dinheiro, ele deve começar por tudo que citei acima. Porque você gosta, porque você quer compartilhar conhecimento, porque você quer aprender ou expandir sua audiência, menos por dinheiro.

Assim como qualquer coisa que você faz sem amor, um blog não funcionará se você não amar o que faz. Eu, por exemplo, criei um blog que foi um fracasso há um tempo atrás. Ele levava o nome de Somos Fotógrafos e falava, exclusivamente, sobre fotografia.

Eu odiava escrever sobre fotografia sempre, todos os dias. Eu gosto de escrever sobre fotografia, mas isto não é a única coisa sobre a qual eu gosto de escrever. Então, eu não tinha ânimo para postar e o blog, apesar de ótimo, foi morrendo aos poucos.

Mas, se você quer tudo isso e ainda quer ganhar dinheiro com seu blog, te digo que é possível e as possiblidades são muitas. Mas isso é a assunto para um outro post!

Não venha me dizer que não há espaço, que já tem muita gente fazendo a mesma coisa etc.

Você já viu quantas pessoas falam sobre fotografia por aí? E o meu blog, ainda assim, depois de cerca de 1 ano de posts regulares, está muito bem, obrigada!

Não se deixe intimidar. Comece hoje, crie um blog, publique posts novos regularmente e daqui a um ano ou dois me diga como estão as coisas.

Post originalmente publicado em laisschulz.com


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