A importância da transmídia para os influenciadores digitais

Ygor Passos
abr. 15 - 4 min de leitura

Se você abriu esse artigo, provavelmente está muito curioso para saber o que é esse tal conceito e como ele pode te ajudar. Então chega de blá blá blá e vamos direto ao que interessa!

O que é narrativa transmídia?

A transmídia ou narrativa transmídia é o termo utilizado para fazer referência às histórias de um mesmo universo, que são contadas em diferentes mídias. Mas, para isso, não basta adaptar o conteúdo, é importante que o público sinta que está recebendo uma perspectiva paralela ou complementar daquilo que já consumiu em outra plataforma.

Um exemplo muito atual de transmídia, foi a personagem Vivi Guedes, da novela "A Dona do Pedaço". A digital influencer, vivida por Paolla Oliveira, podia ser encontrada no Instagram ou em comerciais de TV, dando uma ideia de continuidade à narrativa inicial.

Além disso, podemos destacar a participação das influenciadoras Bianca Andrade (Boca Rosa) e Manu Gavassi no BBB 20. Ambas planejaram seus conteúdos para que as mensagens transmitidas na casa, continuassem a ecoar fortemente nas redes sociais. O que poderia ser apenas mais um look do domingo de paredão, para Boca Rosa, se tornou uma oportunidade de divulgar seus patrocinadores e sua marca, por exemplo.

Mas para que eu preciso fazer isso?

Sabemos que os algoritmos das redes sociais sofrem mudanças constantes, muitas vezes, diminuindo o potencial de alcance das publicações. Diversificar o uso dessas redes, sem dúvidas trará uma maior visibilidade, alcançando novas audiências e criando múltiplas formas de consumir conteúdo para quem já faz parte dela.

Além disso, diminui drasticamente dependência de uma mídia específica. Já pensou se a rede que você utiliza se tornar o novo Vine ou até mesmo o Orkut?

Onde devo postar?

A verdade é que não existe uma receita mágica, por isso, é preciso que você conheça bem o seu público e saiba onde encontrá-lo. Mas, para facilitar, vou citar alguns exemplos!

• Instagram: esse é um dos meios mais tradicionais, onde é possível postar fotos, vídeos e complementar com legendas. Existem diversas ferramentas para serem utilizadas dentro do Instagram.
  • YouTube: diferente do Instagram, o YouTube é focado na produção de vídeos. Além disso, é utilizado como ferramenta de busca, o que é uma grande vantagem para quem produz nessa plataforma.
  • Twitter: o conhecido passarinho azul, que inicialmente permitia postagens com apenas 140 caracteres, em 2017 aumentou esse número para 280. A rede tem usuários fiéis e atentos aos principais assuntos do momento. O Twitter é indispensável para quem quer gerar e participar de conversas.
  • TikTok: o novo queridinho da galera tem um alto poder de compartilhamento. Ele também é voltado para a produção de vídeos, mas o foco aqui são os challenges.
  • Telegram: o aplicativo de mensagem instantâneas, tem chamado a atenção de diversos criadores. A usabilidade é bem parecida com a do WhatsApp, a grande diferença é que nele é possível criar grupos ou canais com até 200 mil pessoas. Além de poder enviar fotos, vídeos, textos, áudios, links e documentos, por exemplo, ainda é possível realizar enquetes com a sua comunidade. Vale a pena ficar de olho no que está rolando por lá!
  • Clube da Influência: já pensou transformar seus conteúdos em textos? O #ClubedaInfluencia é o lugar perfeito para fazer isso! Aqui você pode compartilhar seus conhecimentos e começar a ser visto como autoridade no assunto.
  • Medium: essa é uma outra opção interessante para publicar textos, ele permite a criação de um blog de forma descomplicada. A YOUPIX, por exemplo, utiliza como a principal plataforma para postar seus artigos.
  • Podcast: o áudio está de volta! Sem auxílio de recursos visuais, os podcasts estão dia após dia conquistando o seu espaço. Funciona como um programa de rádio, só que sob demanda, ou seja, é possível ouvir sobre o que quiser, quando quiser e onde quiser - já que você pode baixá-lo e ouvir offline. Além disso, você pode postar seu material de áudio em diversos agregadores diferentes, como, Spotify e Google Podcasts.

Agora que você já sabe o que é narrativa transmídia, viu alguns exemplos e descobriu a sua importância, que tal fazer um teste e depois me contar como foi essa experiência?

Me siga no Instagram, @ygorpassos_!