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Como fechar parcerias com marcas em formatos inovadores?

Como fechar parcerias com marcas em formatos inovadores?
Gleidistone Silva | @eugleidistone
mar. 1 - 7 min de leitura
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Uma das maiores dúvidas dos criadores de conteúdo é como fechar parcerias com marcas. Durante muito tempo as famosas publis ou publicidades, que nada mais são do que parcerias pagas, eram restritas aos grandes criadores de conteúdo. 

Apesar de recente o mercado de influência no Brasil já evoluiu e é consenso entre a maioria dos atores dessa indústria que o conteúdo e a coerência dele com os valores das marcas é o que dita a contratação ou não de um creator em 2021. Sendo assim, independente do número de seguidores ou alcance, criadores ainda pequenos podem sim estabelecer parcerias de conteúdo que conseguem alcançar os objetivos de marketing de marcas globais. 

Mas quais tipos de propostas podem ser feitas? Quais projetos atraem a atenção de marcas? Para responder essas e outras perguntas, acompanhe esse artigo até o fim. 

Estude e entenda bem a marca 

São muitas as reclamações de profissionais de marketing que recebem diariamente dezenas de propostas super parecidas por e-mail. São contatos onde o criador se apresenta e mostra seus números, mas o principal que é o conteúdo e como ele se conecta com a marca, não é abordado. 

Por isso, é super importante que ao enviar uma proposta para marcas o creator estude bem e entenda o segmento de mercado em que elas estão inseridas. De nada adianta contactar uma marca super legal, mas que não se conecta com o perfil do criador ou que não está presente geograficamente nem digitalmente na região em que ele atua. Sendo assim, vale pesquisar sobre a marca para apresentar algo que realmente faça sentido para a estratégia dela no momento em que a proposta é feita.  

Apresente uma proposta coerente 

Após estudar a marca, seus valores e como seu conteúdo se conecta com ela, chegou o momento de entender em que momento a marca está. A marca com a qual o criador deseja trabalhar está desenvolvendo alguma campanha? Passou por algum processo de reposicionamento ou rebranding? Está envolvida em alguma ação na mídia como programas de TV?

Apresentar essas informações faz uma proposta se destacar em meio a tantas outras. Isso porque a pessoa responsável por avaliá-la verá que de fato o criador dedicou um tempo para elaborá-la.

Buscar entender os valores da marca, seu propósito e como ela se comunica pode ajudar muito na hora de elaborar uma proposta de parceria e conteúdo. Pesquise no site institucional as páginas que falam sobre a marca, sua missão, visão e valores. Acesse os perfis da marca e colabore no LinkedIn e veja como se comunica por lá também. Além de pesquisar as ações mais recentes com os criadores que a marca trabalhou e como foi o tom da comunicação.  

 

Proponha conteúdos inovadores

Quando falamos de inovação muitas vezes pensamos em algo altamente tecnológico ou distante da nossa realidade. Mas a inovação está justamente na forma de se fazer as coisas. 

Trazendo esse conceito para o universo de criação de conteúdo, a inovação está nos formatos e ferramentas que podem ser explorados por criadores e marcas. 

Como creator, busque formas de inovar na maneira de passar a mensagem que a marca quer comunicar à sua audiência. Abaixo, listei algumas formas de se fazer isso:

 

Busque referências em outras áreas

Ao propor uma parceria com uma marca que você gosta, tente propor algo novo no segmento em que ela atua. Isso pode acontecer buscando referência em um segmento que não tenha relação com o mercado da marca, mas que pode te ajudar a elaborar um formato diferente de conteúdo. 

Um conteúdo muito bacana de decoração, pode servir de inspiração para conteúdos de moda, por exemplo. Não tenha medo de pirar na hora de se inspirar e ter ideias. Se fizer sentido para a marca, ela vai topar. 

 

Use recursos diferentes

As redes sociais oferecem recursos infinitos para criação de conteúdo. Muitas das vezes as marcas têm medo de usar todos eles e perdem ótimas oportunidades de engajar sua audiência. É aí que os criadores podem usar e abusar da criatividade para propor conteúdos que usem recursos e ferramentas diferentes das quais as marcas já estão acostumadas a usar. 

Não tenha medo de propor conteúdos que integram o Rells, IGTV, stories do Instagram e o Pinterest, se transformando numa websérie, por exemplo. 

Imagine uma marca que se comunique com criadores de beleza. Uma maneira diferente de apresentar uma proposta de parceria seria criar um podcast e/ou sala no Clubhouse para gerar conversas sobre um tema que faz parte do universo da marca. 

Mesmo que a marca não faça uso, ou esteja presente nessa mídia, é interessante para ela atingir seu público utilizando-se de outros canais de comunicação. 

 

Quanto mais criadores, melhor!

Muitas marcas enfrentam dificuldades na hora de encontrar os influenciadores ideais para uma campanha. Esse processo exige uma pesquisa muito elaborada, contratação de ferramentas e uma equipe que entenda do mercado e do nicho em que a marca está presente. 

Uma forma de sanar este desafio e ainda propor algo diferente é apresentar propostas em conjunto com outros criadores de conteúdo. Assim a marca consegue passar sua mensagem para mais pessoas ao mesmo tempo e alcançar novos públicos com nichos diferentes. 

Convide aquele criador que você sempre quis trabalhar junto para criar algo diferente e que faça sentido para o propósito das marcas. As chances da proposta ser recusada é bem pequena, uma vez que parte do trabalho já está feito.  
 

Como entrar em contato com as marcas?

Agora que você já estudou o mercado, pensou nas possibilidades e preparou um projeto incrível é hora de apresentar sua proposta de parceria para a marca escolhida. 

O Linkedin é o melhor lugar para encontrar a pessoa certa. Utilize a ferramenta de busca para pesquisar por empresas, localizações ou até mesmo cargos específicos. 

Quer um exemplo? Se você deseja falar com a pessoa Gerente de Conteúdo Digital de determinada marca, basta colocar o termo na barra de pesquisa e filtrar por localização. Você poderá encontrar a pessoa responsável pela estratégia global, nacional ou até regional de conteúdo da marca. O que facilita ainda mais o contato, pois ela estará próxima de você. 

Envie um texto simples e objetivo explicando sobre você e do interesse em fazer uma proposta formal. Peça a pessoa o endereço de e-mail e envie o projeto por lá, para que tudo fique documentado. 

E por falar em inovação, que tal conferir como usar webséries como formato de conteúdo em suas propostas? 


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