Como o fenômeno Juliette pode te inspirar a criar uma estratégia de sucesso para as suas redes?

Bruno Faulin
mai. 5 - 4 min de leitura

Se existe um case de sucesso que marcou a história dos reality shows em mais de duas décadas de programa, ele se chama Juliette. Vencedora do BBB21, a advogada e maquiadora paraibana entrou na casa mais vigiada do Brasil vislumbrando ganhar o prêmio de 1 milhão e meio de reais e acabou, além disso, conquistando todo o Brasil com seu carisma, espontaneidade e ainda se transformou em um verdadeiro fenômeno digital.

Mas como uma pessoa anônima, que não fazia parte do camarote como Manu Gavassi na edição passada e nem era uma influenciadora como Rafa Kalimann, poderia conquistar algo tão surreal a ponto de ganhar 25 milhões de seguidores - reais e engajados - em seu perfil do Instagram com apenas 100 dias de programa?

Fazer sucesso na televisão não é nada tão atípico de acontecer, entretanto, de quanto em quanto tempo se encontra alguém com tanta capacidade de conquistar uma porcentagem de 90,15% dos votos em uma final de uma das edições mais icônicas de toda a história dos BBB? É claro que estamos falando sobre uma mulher nordestina que valoriza as suas tradições e a sua cultura, que é uma pessoa batalhadora, independente e ainda tem uma trajetória marcada por superações e perdas que facilmente a fariam uma heroína da vida real.

Em sua participação no programa, Juliette acabou se tornando aquela personagem com que todos se identificam e que facilmente poderia ser uma vizinha, amiga ou até um parente querido. Mas um perfil como o dela não é algo impossível de se encontrar por aí, afinal já tivemos casos de sucesso como Sabrina Satto e Grazi Massafera, que apesar de não vencerem o programa, também eram completamente anônimas e se tornaram grandes estrelas após enfrentarem uma longa jornada.

E nesse momento surge o seguinte questionamento, será que sem uma boa equipe de marketing por trás, seria possível chegar tão longe em um curto espaço de tempo?

Um dos destaques da trajetória de Juliette no BBB21 foi a constância com que seus perfil oficial e os fã-clubes geravam conteúdo. Não houve um dia sequer que a equipe da paraibana tenha deixado de se comunicar com um fandom gigantesco que crescia de forma desenfreada. Além disso, a advogada conseguiu o apoio de artistas e celebridades de renome como Anitta (agora ela é contratada da mesma empresa que assessora a cantora), Luan Santana (que a participante já afirmou ser seu crush), Carlinhos Brown (que fez até uma música pra homenageá-la), além dos ex-participantes das edições anteriores, como Thelminha Assis, que colhe até hoje os frutos de sua vitória no BBB20.

A presença digital influencia cada vez mais a nossa sociedade, e dentro do BBB, os brothers começam a fazer parte do cotidiano dos brasileiros levantando assuntos que todos temos interesse em discutir. E em tempos onde tudo o que ocorre nas telas também é comentado dentro da nossa casa, é bastante comum que as pessoas passem a criar vínculos onde não é preciso que ocorra um diálogo direto e, sim, que alguém possa nos representar de alguma forma. E para que essa representatividade se transforme em diálogo é necessário muita dedicação, conhecimento e constância.

Certamente Juliette merece todo o reconhecimento que está tendo fora da casa e ainda irá colher muitos frutos por conta da integridade que mostrou a todos enquanto participava do BBB.

Assim como o cacto que simbolizou sua torcida, é preciso de força e resistência pra continuar essa jornada também fora da casa sem que a sua autenticidade se perca. Ela é, sim, um grande fenômeno dos realities, mas é também um exemplo de sucesso e dedicação a serem seguidos daqui pra frente - não só nas próximas edições do programa, mas também em nossas vidas como influenciadores digitais.

E vocês, também se inspiraram com a trajetória da Juliette? Escrevam nos comentários o que acharam mais marcante nessa jornada!