#VidadeInfluencer
#VidadeInfluencer
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Comunidades online e EAD são as ferramentas perfeitas para esse momento (e para o futuro)

Comunidades online e EAD são as ferramentas perfeitas para esse momento (e para o futuro)
Luciano Kalil
ago. 3 - 8 min de leitura
010

Fazer um curso, mesmo depois da formação acadêmica tradicional, tem sido uma crescente nos últimos anos. Graças à internet, o EAD tornou possível aprender sobre praticamente qualquer tema no conforto da própria casa. Mas ao que tudo indica, isso não é só uma febre e parece ter vindo pra ficar.

A atual situação mundial fez com que a rotina de lazer, trabalho e estudos de bilhões de pessoas mudasse da noite para o dia. Sair de casa não é mais uma opção, e o novo normal já se apresenta com novos hábitos de consumo e, é claro, aprendizado.

Tudo isso fez com que a internet se tornasse o principal canal de comunicação e informação para aqueles que estão vivendo o isolamento social. Plataformas de ensino a distância, comunidades online e a vontade de aprender têm apresentado uma nova forma de educar que deve se fortalecer ainda mais no futuro.

A pandemia e o "novo normal"

Qualquer pessoa que tenha vivido no planeta Terra em 2020 sabe da gravidade da atual pandemia que estamos vivendo. A COVID-19 já mudou o mundo radicalmente e também as nossas vidas, direta ou indiretamente.

Até mesmo quem está conseguindo se proteger acaba enfrentando uma nova forma de viver muito diferente do que existia até o ano passado. Para achatar a curva e evitar o contágio, as pessoas ficam em casa e saem apenas para as atividades de necessidade básica, como ir ao supermercado, farmácia ou hospital.

Passar longos dias sem sair para a rua e usar máscara sempre que fizer isso já se tornou corriqueiro e não espanta mais ninguém. Só que esse período todo em confinamento fez com que muitas atividades passassem por uma mudança radical. Trabalhar e estudar são as principais, mas até mesmo ir ao cinema ou ao parque passou a não fazer mais parte da programação de muita gente.

Muitas companhias optaram pelo home office, enquanto outras baixaram as portas e estão encontrando alternativas para sobreviver na crise. Além delas, os estudos tiveram que ser adaptados e passaram a ser feitos com a ajuda da tecnologia. Uma excelente alternativa para a educação, a distribuição do conhecimento e o processo de aprendizado.

Comunidades online e o conhecimento na internet

Quem participa de uma comunidade online, ou já está familiarizado com o conceito, sabe que estes espaços são perfeitos para a troca de conhecimento, o debate e a discussão sobre um determinado assunto.

Essa tendência cresceu muito nos últimos anos e agora estamos vivendo um boom das comunidades, na esteira do que vem acontecendo também com a oferta de ensino à distância e transmissões ao vivo — as famosas lives.

Além de uma simples conversa sobre um tópico, esses espaços têm sido palco para quem realmente deseja aprender mais sobre algo. Não só com o contato com outros usuários, mas também por meio dos conteúdos publicados dentro das comunidades.

Muitas delas estão investindo também na criação de cursos online, que podem ser feitos pelos próprios gestores das comunidades ou por um participante mais engajado. Além de ajudarem no crescimento do ambiente e na sua relevância, este tipo de material aumenta a oferta de ensino para quem deseja estudar sem sair de casa. 

Como já falamos anteriormente, mais gente em casa significa que mais pessoas estão conectadas. Muitas delas desejam aprender algo e nem sempre encontram no sistema tradicional de ensino o conteúdo que desejam e num formato que converse com as necessidades da nossa sociedade atual.

Encontrar o que deseja dentro de uma comunidade online já era comum para quem costuma buscar por informação mais avançada dentro da internet, mas agora um novo público está descobrindo esse universo e todas as possibilidades que existem dentro dele.

EAD ganha força durante a pandemia

Todos os alunos que possuem aulas presenciais foram diretamente afetados pela pandemia. Sem poder ter contato com outros colegas, a solução foi usar a internet como ferramenta para poder continuar aprendendo.

Devemos ressaltar que este modelo de ensino não é nem de longe uma novidade ou algo de nicho. Ele existe há mais tempo, mas ainda sofria pela sua falta de popularidade e até um certo preconceito, vamos dizer assim.

Agora ele já é uma realidade para a maior parte dos estudantes no Brasil: estejam eles em idade escolar, na universidade, ou até mesmo buscando expandir os horizontes daquilo que conhecem. Esta tendência, que começou na década passada, ganhou ainda mais força agora e se consolidou como opção para quem deseja estudar e não pode ou não quer ter que se deslocar para um espaço físico em um determinado horário.

O EAD encurta distâncias e torna muito mais fácil acessar uma informação. Essa democratização ao acesso permite que pessoas que trabalham, possuem filhos pequenos ou qualquer outra condição que as impeça de frequentar aulas, possam plenamente buscar uma formação sem ter que abrir mão de nada.

Durante a pandemia o EAD ganhou ainda mais força por conta do Lifelong Learning. Esse conceito fala sobre o aprendizado ao longo da vida, que não necessariamente precisa parar no ensino superior. 

Tenho certeza que você ou alguém que conhece começou algum curso online durante a o período da pandemia. Muitas pessoas aproveitaram que a vida social está menos agitada e os compromissos fora de casa estão temporariamente suspensos para aprender algo novo, ou até mesmo se atualizar sobre as principais novidades da sua área.

Se você é influencer e está lendo esse conteúdo o que acha de criar seu curso? De passar o conhecimento do que sabe para outras pessoas nesse novo formato?

Essas ações, que eram impensáveis anos atrás, agora se tornaram parte do nosso cotidiano e devem se fortalecer ainda mais. A união de comunidades online, EAD e Lifelong Learning representa uma necessidade atual, onde as distâncias não podem mais ser barreiras para o conhecimento e o desenvolvimento pessoal.

Com a comunidade você pode trazer o conteúdo dos alunos para o ambiente aberto de troca. Um conteúdo rico que se propaga pela internet e traz novos alunos para seu ambiente.

O "novo" conhecimento

Mesmo que não seja um lançamento, essa ideia de aprender o tempo todo sem precisar sair de casa ainda é novidade para muita gente. Pode ter certeza que por algum tempo ainda veremos notícias sobre pessoas descobrindo este mundo e todas as vantagens contidas nele.

Mas o que realmente importa é que a educação está se tornando cada vez mais inclusiva. E mesmo que ainda não seja perfeita, o tempo e o conhecimento adquirido por todos vai ajudar a tornar estas plataformas cada vez melhores e acessíveis para a população.

Nossa parte é continuar compartilhando conteúdos, escrevendo artigos, gravando vídeos e produzindo cursos para que o desenvolvimento aconteça com uma força ainda maior. É um trabalho de educar o mercado e evangelizar sobre o tema, para que mais gente possa ser impactada por essa verdadeira transformação que estamos vivendo.

Agora eu quero contar com a sua força na internet! Vamos levar esse conteúdo para mais pessoas para que elas também conheçam as vantagens da educação online combinada com as comunidades? 

Compartilhe este conteúdo e faça a educação digital ainda mais presente no mundo!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você