#VidadeInfluencer
#VidadeInfluencer
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual sua maior dificuldade para fechar parcerias com marcas?

Qual sua maior dificuldade para fechar parcerias com marcas?
Elaine Villatoro
jul. 7 - 6 min de leitura
010

Fechar parcerias com marcas não é algo extremamente simples, afinal nenhum de nós distribui dinheiro de graça por aí, não é mesmo?

Assim como em outras profissões, para um influenciador ser contratado ele precisa estar qualificado, ou seja, criar conteúdo relevante, autêntico, e que engaje com sua audiência a ponto de influenciá-la em suas opiniões e hábitos.

Mas muitos influencers ainda penam um pouco em relação a isso e por isso, desde 2018, tenho buscado entender quais são suas maiores dificuldades.

Na minha pesquisa, tenho encontrado os motivos abaixo. Você vai poder entender melhor ao longo do texto um pouco mais sobre cada uma dessas dificuldades, mas quero saber de você: quais são seus maiores desafios quando o assunto é parcerias? Para responder a pesquisa é só entrar nesse link, é rapidinho. ;)

11 dificuldades enfrentadas pelos influencers na hora de fechar contratos

1. O baixo número de seguidores

Muitos acreditam que para fechar parcerias é preciso ter um número alto de seguidores, e isso não é verdade. Cada tipo de influenciador, desde nanoinfluenciadores até celebridades têm seu papel na jornada do consumidor e podem fazer parte de uma estratégia de marketing de influência.

Comentamos sobre isso no artigo: Como fazer parcerias no Instagram.

2. Entender como se diferenciar no mercado

Muitos atuam como criadores de conteúdo há um tempo, mas ainda não têm clareza de como se diferenciam nesse mercado.

Caso você tenha essa dúvida, que tal perguntar para seus seguidores por que eles te seguem? Seus seguidores podem te ajudar a identificar seu diferencial ao falarem como eles te enxergam.

3. Demonstrar credibilidade

Muitos sabem como seu trabalho tem valor para seus seguidores, mas na hora de expressar tudo isso no seu email e mídia kit acabam travando.

Algumas dicas para resolver isso: que tal trazer alguns prints das mensagens que você recebe da audiência e incluir no mídia kit? Que tal buscar uma carta de recomendação com seus antigos parceiros?

Essas coisas certamente vão te ajudar a passar toda essa credibilidade.

4. Explicar como seu trabalho vai ajudar o parceiro

Uma boa maneira de resolver isso é estudando sobre marketing de influência e analisando os resultados dos conteúdos que você posta, entendendo qual ação/reação ele causa em seus seguidores.

5. Não ter mídia kit e não saber como fazer

Ter um mídia kit realmente é importante para quem busca fechar parcerias com marcas.

Neste documento, que eu chamo de "currículo do influenciador", são trazidas informações sobre você, seu projeto, sua audiência, os serviços que você pode prestar, facilitando que as marcas analisem se você tem um fit com elas.

Recomendo a leitura deste artigo sobre o que é um mídia kit e como fazer.

6. Encontrar a pessoa certa para enviar a proposta

De nada adianta caprichar no mídia kit e no email se não enviar a proposta para a pessoa certa, não é mesmo?! 

Busque descobrir quem é o responsável pela área de marketing da empresa e qual é o seu email.

7. Montar um email que chame a atenção da marca

Escrever um email é fácil, mas para escrever um email que faça com que a marca queira saber mais sobre você, seu projeto e fazer com que ela chegue até a abrir seu mídia kit é preciso técnica.

Entre as dicas que trazemos no curso Parcerias de Sucesso, falamos sobre a importância de mostrar como você, seu público e a marca têm um fit perfeito e podem se somar.

8. Vergonha de falar pessoalmente com algum representante de marca

Alguns enviam emails para as marcas na maior tranquilidade, mas na hora de ter que falar com alguém pessoalmente em um evento, por exemplo, têm vontade é de cavar um buraco e se esconder. Isso acontece com você?

Alguns influenciadores resolvem esse problema com a contratação de assessores, mas... nem sempre essa é uma opção disponível.

Precisamos estar prontos para vender nosso peixe de todas as formas, em qualquer hora e local.

9. Falta de retorno das propostas enviadas

Isso acontece bastante, e geralmente é porque o criador de conteúdo não conseguiu expressar todo seu potencial, ou não conseguiu demonstrar para as marcas como ele pode ajudá-la a alcançar seus objetivos.

É preciso estudar as marcas e conhecer bem seu próprio negócio para montar uma proposta atrativa e assertiva.

10. Medir e apresentar resultados

Alguns até conseguem fechar parcerias, mas não sabem analisar se a performance foi boa. Mas, se não entendermos nossos resultados, como podemos melhorar?

Mais uma vez, seja amigo dos dados, eles são a chave para seu crescimento. E com resultados positivos, você pode arrasar na hora de apresentá-los para a marca e convencê-la a fechar uma parceria de longo prazo.

Ah, tem os que não se preocupam com os resultados gerados aos parceiros pelas suas publicações, mas esses aqui não são criadores de conteúdo profissionais.

11. Tenho medo que algo dê errado

Fechar uma parceria é uma responsabilidade, afinal, nos comprometemos ali em ajudar nosso parceiro, e junto com uma responsabilidade é natural que tenhamos receio de que algo dê errado.

Mas não podemos, assim como em outras áreas da vida, deixar que o medo nos prive de alcançar nossos sonhos e objetivos.

Podemos nos preparar para diminuir as chances de termos algum problema na nossa parceria. Isso vai desde ao estudo e entendimento de como esse universo funciona e a busca de parceiros que temos uma afinidade e confiança real até a formalização bem detalhada do que foi acordado.

Você encontra dificuldade para fechar parcerias com marcas? Com qual desses perfis você mais se identificou? Estamos fazendo uma pesquisa para entender qual a maior dificuldade dos influencers no tema parcerias, para responder é só entrar nesse link, prometo que vai ser rapidinho. ;)

Pensou em algo que não foi listado acima? Conte para a gente. =)

Super beijo,

Elaine Villatoro


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você