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O que a indústria não vai contar para você sobre como ganhar dinheiro com uma pequena audiência

O que a indústria não vai contar para você sobre como ganhar dinheiro com uma pequena audiência
Armindo Ferreira
jun. 16 - 6 min de leitura
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Se nem o Facebook nem o AdSense funcionam para que o pequeno creator ganhe dinheiro, então o que funciona?

Bom, se você me acompanha há alguns anos, sabe que eu sou quase que um militante sobre esse lance dos números nas redes sociais.

Números não definem pessoas e não deveriam definir você. Uma pessoa com 100 mil seguidores no Instagram não é melhor que uma com 10 mil.

Mas as marcas, ah as marcas adoram um discurso bonito no Meio e Mensagem e nas palestras, mas amam um Power Point que tenha qualquer coisa com a palavra milhão.

Depois de estudar isso por anos, eu fico muito tranquilo em te afirmar que o que conta não é o seu número de seguidores, mas a força da sua conexão com a sua base de fãs.

Números não definem pessoas e não deveriam definir você. Uma pessoa com 100 mil seguidores no Instagram não é melhor que uma com 10 mil.

Conexão

Conexão é aquilo que faz com que a sua audiência realmente preste atenção em você e nas coisas que você fala.

Normalmente isso tem a ver com suas crenças, valores, atitudes e sua visão de mundo.

Isso porque as pessoas entendem você e criam uma identificação com a sua proposta de conteúdo.

Você também pode resolver algum tipo de problema dessas pessoas ou ensinar algo de valor a elas.

E aí, ao educar, entreter, informar ou dar eco aos pensamentos e atitudes das pessoas, você conseguirá criar uma conexão real com elas.

Anote aí que em breve já explico por que essa conexão real, sincera e forte vale ouro.

Comunidade

Comunidade é o conjunto de pessoas que se agregam pelo mesmo objetivo em comum em torno do seu projeto de conteúdo.

São pessoas que "fecharam" com você . Elas realmente curtem tudo que você fala, comentam, se emocionam, riem ou choram por e com você.

E cada vez que faz um stories não é só um vídeo mas uma janela que se abre na sua realidade para a realidade dela.

E como se cria uma comunidade dessas? Com conexão, ou seja, o melhor jeito para isso é se jogar para as pessoas.

Se você tem hoje duas pessoas na sua comunidade, pare de querer procurar mais seguidores e se dedique a essas duas pessoas. Elas irão virar quatro. Faça de tudo por elas e então virarão 8.

E então em breve você terá várias pessoas na sua comunidade com uma real conexão com você.

Elas estarão até dispostas a comprar coisas que você usa ou indica justamente por confiar demais em você .

Isso leva tempo e dedicação. Ninguém falou aqui em formulas mágicas ou rápidas.

É trabalho e dedicação.

Juntando comunidade e conexão, o samba fica bom

Porque quando você domina isso a coisa fica realmente interessante.

Imagine que, por exemplo, você tem uma conta no Instagram com mil pessoas. Não mil números um, mas mil pessoas. Mil para essa grande indústria não quer dizer nada, é um fio de cabelo num gráfico.

E então você olha os grandes creators fazendo contratos com grandes marcas e fala: nossa, eu quero isso. É mais uma vez a indústria iludindo você. Tire o seu foco disso e foque em coisas concretas. O seu comércio local, os pequenos varejistas e prestadores de serviço. Pode até continuar pensando grande, mas coloque os seus pés no chão e mude sua visão para mais perto de você.

E então vamos supor que, dos seus mil seguidores no Instagram, você tenha uma comunidade que tem uma real conexão com você, de 300 pessoas.

São 300 pessoas que fecham com você, 30% do total de mil, que você tratou a pão de ló. Respondeu todos os directs, ajudou a vida dessas pessoas, interagiu com elas, ofereceu auxílio em um momento de tristeza ou foi lá dar um oi no perfil delas. E essas 300 pessoas estão muito dispostas a prestar atenção quando você sugere algo.

E então pergunte a um empresário desses que estão muito precisando vender quanto representaria na vida deles um aumento de digamos 100 novas vendas (são 300 pessoas, não zumbis), então estou aqui estimando que 1/3 delas ficarão muito interessadas no produto. 100 novos clientes podem mudar a vida de um comerciante local.

E imagine que o produto que você indicou para o pequeno lojista custa R$ 50 x 100 novos clientes: R$ 5.000. E digamos que você cobre 5% disso para fazer a ação, ou seja, R$ 250. 5% é mais barato que muita comissão de venda e R$ 250 muito mais barato que anunciar em vários lugares.

Com 12 vendas por mês, ou seja, 3 vendas por semana, você pode ter um faturamento de R$ 3 mil por mês.

"Ah, Armindo, mas a influenciadora X cobra R$ 100 mil numa única ação." Pois é, né, quanta gente eu vejo frustrada sem ganhar nada pensando no cachê de R$ 100 mil ao invés de focar nos R$ 250 de cada venda.

A maioria dos cantores sertanejos milionários que você vê hoje na TV começou fazendo show em boteco sujo pra 3 bêbados ganhando um lanche de cachê e o alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado já quer faturar 100 mil com mil seguidores no Instagram.

E aí é questão de escolha. Nem sempre fama e ter dinheiro para pagar as contas estão na mesma moeda. A vida é feita de escolhas.

E a indústria nem sempre vai contar a real para você.

Crédito da foto: Myriam Zilles (Pixabay) 

Armindo Ferreira é editor do Blog do Armindo, que você pode ler em https://blogdoarmindo.com.br/ ou em https://www.instagram.com/armindoferreira/.


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