#VidadeInfluencer
#VidadeInfluencer
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que o sentimento de esperança pode fazer pela sua saúde mental? Spoiler: muitos benefícios!

O que o sentimento de esperança pode fazer pela sua saúde mental? Spoiler: muitos benefícios!
Graziela Cirino Cabral
fev. 4 - 4 min de leitura
000

*Antes de começar a ler esse post, dê o play nesta música:

O ano já começou… E ele nos faz um convite à escuta interior. Você já parou para refletir sobre o que esperar do ano e definir em que e onde irá focar suas energias? Apesar de não haver a necessidade de data para que isso aconteça, o início de um novo ciclo propõe uma revisão de vida. 

Refletir sobre os momentos de alegria, tristezas, conquistas e dificuldades, bem como a forma com que lidamos e enfrentamos as situações revelam o nosso jeito de estar no mundo, sabia?

A proposta da reflexão é dedicar um tempo para visitar e dialogar com suas memórias, para que estes aprendizados te ajudem nas escolhas do momento presente e a desenhar o caminho futuro. E acredite: até para sonhar precisamos dedicar nosso tempo.

Pensar no seu projeto de vida parece algo simples, mas vejo que essa pausa para se escutar não é algo comum. Para muitos, inclusive, pode ser uma tarefa difícil. 

Escutar-se ajuda a organizar nosso mundo externo e interno, sendo uma excelente forma de autoconhecimento. Aliás, o momento atual é muito propício para isso. Tendo em vista que 2020 foi bastante desafiador, certamente, você foi provocado a se reinventar em algum momento pelas mudanças impostas pelo COVID-19 e aceitar as situações das quais não tinha controle.  

Não saímos ilesos de um ano que testou nossa saúde mental e agravou ainda mais os casos de ansiedade e depressão. No consultório, vejo os relatos de muito cansaço com o que temos vivido.

Diante disso, será necessário recorrer a um recurso nato dos seres humanos para preencher os novos dias: a ESPERANÇA! Sim, a esperança está em nós, em maior ou menor proporção de acordo com o desenvolvimento que tivemos e nossa história. 

Na construção do projeto de vida, é preciso recorrer a essa força motivacional que nos impulsiona. A esperança nos dá:

1. Movimento, assim como o girassol que gira para encontrar o sol e favorecer seu crescimento;
2. Alimenta nosso desejo de se desenvolver.

Nutrir o sentimento de esperança traz benefícios para a saúde como um todo e estudos comprovam o poder de cura e tratamento para diversas doenças. Além de proporcionar diminuição do sofrimento físico e psíquico, contribuir no manejo das situações de crise, evitar o desespero, melhorar a autoestima e a sensação de bem-estar.

Viver com esperança muda a vida, porque ela não está no futuro, mas na maneira como respondemos ao momento presente. 

O psicoterapeuta austríaco Peter F. Schmid enfatiza que a esperança é sempre agora e que ancora o passado e o futuro guiando o que pensamos e fazemos. Já parou pra pensar que não é coincidência o símbolo da esperança ser uma âncora? 

Saiba que a esperança não é otimismo, ou mesmo essa onda de positividade que vemos nas redes sociais e que não agem verdadeiramente na nossa disposição interior e nem reduz nossa ansiedade. A esperança não se produz na artificialidade, ela precisa ser estimulada pelas relações, pela presença, pelo amor e pela confiança.

Precisamos levar nosso presente a sério, por isso, a importância de se comprometer com seu projeto de vida e vivê-lo hoje com paciência, perseverança e constância.

Anote o seu projeto de vida e desenvolva o hábito de revisitá-lo a atualizá-lo e, nos momentos de desesperança, que as palavras da poetisa Adélia Prado te ajudem: 

“Eu sempre sonho que uma coisa gera, nunca nada está morto. O que não parece vivo, aduba. O que parece estático, espera." 

Desejo que sua esperança seja renovada a cada amanhecer.

 Confie! 

Um beijo e até a próxima.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo: grazi.squidit@gmail.com

*Créditos da imagem: GIPHY

 


 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você