#VidadeInfluencer
#VidadeInfluencer
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por quê ficar respeitar o isolamento social durante a pandemia da Covid-19?

Por quê ficar respeitar o isolamento social durante a pandemia da Covid-19?
Jonatas Rodrigues da Costa Peixoto
jun. 11 - 3 min de leitura
000

Estamos vivendo um momento complicado e inédito para muitos de nós nesses últimos dias, uma pandemia causada pelo novo corona vírus (2019-nCoV) tem assustado milhares de pessoas pelo mundo todo. Os órgãos responsáveis pela saúde pública tem tomado as devidas providências e indicado aos cidadãos como devem se comportar durante essa pandemia e como se prevenirem para que não se infectem.

As formas de prevenção ao 2019-nCoV já são bem conhecidas da maior parte da população mundial e são elas: Lavar as mãos com água e sabão (quando não for possível, usar álcool ou álcool em gel-70%), cobrir a boca com lenços descartáveis ou com a parte interna do braço ao tossir ou espirrar, não levar as mãos desnecessariamente às mucosas (olhos, nariz e boca) e o assunto desse post que é o isolamento social.

Primeiramente, gostaria de explicar a diferença entre ISOLAMENTO, QUARENTENA e ISOLAMENTO/DISTANCIAMENTO SOCIAL. O isolamento é a medida aplicada à pessoas que já tem a contaminação por 2019-nCoV confirmada; a quarentena se aplica a aquelas pessoas que se tem a suspeita de contaminação e por fim o isolamento ou distanciamento social se aplica a pessoas que não estão infectadas ou com suspeita, pessoas que se encontram saudáveis a fim de que não se contaminem.

Explicadas essas diferenças, surge a pergunta: Por quê, estando eu saudável tenho que me isolar? Mesmo não fazendo parte do grupo de risco (https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/12/saiba-quais-sao-os-grupos-mais-vulneraveis-ao-coronavirus-e-por-que.ghtml). Em primeiro lugar, as pessoas que não se encontram no grupo de risco podem sim se infectar com o vírus, elas não estão imunes ao vírus, portanto, para que não se contaminem, evitar o contato é a melhor medida que temos atualmente. Um segundo ponto e que muitos não sabem é que, se uma pessoa que não pertence ao grupo de risco se contaminar, ela pode e possivelmente irá desenvolver os sintomas referentes a Covid-19, precisando ser internados e medicados como os demais casos. E, por fim e não menos importante, por mais que a Covid-19 não seja tão letal quanto um Ebola, ela é altamente infecciosa, o que pode contaminar milhares de pessosa em um único dia, pensando nisso, o risco que enfrentamos ao nos expor nesses dias é de que tenhamos muitos contaminados ao ponto de que nossos sistemas de saúde (públicos ou privados) não sejam capazes de nos atender daí desencadeando em milhares de mortes por dia.

Por isso, fica aqui meu pedido como biólogo (Graduando 7° período de 8 em Ciências Biológicas) e como cidadão, fique em casa, respeite as recomendações dos órgãos de saúde e ajude-nos a vencer essa batalha contra a Covid-19.

Meu nome é Jonatas Peixoto, biólogo e a partir de agora seu amigo, se você desejar é claro :) te convido a passar em meu Instagram https://www.instagram.com/jonataspjr/ e me mandar um direct para que possamos nos conhecer.

Se você ficou com alguma dúvida a respeito desse assunto, deixe aqui nos comentários que estarei respondendo a você.

Tenha uma ótima semana, Abçs.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você