[ editar artigo]

14 comunidades inspiradoras para você conhecer!

14 comunidades inspiradoras para você conhecer!

Está com vontade de criar uma comunidade online, mas ainda não encontrou um tema, propósito ou nicho de atuação? Sem problema! Luciano Kalil, expert em comunidades, dá uma forcinha!

 

Em julho, batemos um papo muito legal com o especialista em comunidades, Luciano Kalil, sobre como creators e marcas podem criar suas comunidades online. Na conversa, que você pode conferir aqui, Luciano compartilhou o caminho das pedras para quem está começando, forneceu várias dicas incríveis e prometeu selecionar alguns exemplos de sucesso para inspirar quem está com vontade de criar a sua própria. 

Neste post, reunimos diferentes modelos de comunidades, dos mais variados nichos de atuação, para você conhecer, participar e até pegar referências. Tenho certeza que uma delas vai te dar bons insights para dar o start no planejamento e estruturação da sua!

Confira a seguir a curadoria feita pelo expert:

1. Interação Fitness
A comunidade Interação Fitness é considerada uma comunidade de suporte à marca, isto é: ela ajuda a Tecnofit, sistema de gestão para academias, box de CrossFit e studios. Lá, você encontra conteúdos sobre gestão de academias, performance, saúde e outros temas voltados para profissionais da educação física.

2. Mundo Adaptado
A Mundo Adaptado é uma comunidade de causa. Nela, você encontrará conteúdos que auxiliam famílias, que possuem pessoas com deficiência, a tornarem o seu mundo adaptado. Boa parte dos posts são dicas, experiências e relatos de mães, pais e profissionais especializados e que contribuem para que essa experiência torne o mundo cada vez mais inclusivo. Hoje, a comunidade conta com mais de 20 mil pessoas cadastradas. 

3. Educadores da Beleza
A comunidade, idealizada pelo cabeleireiro e professor Alejandro Valente, está em constante atualização, com artigos publicados pelos alunos, lives e novos cursos. São mais de 60 mil profissionais da beleza conectados para falar sobre colorimetria capilar

4. Virei Trader
Se você é entusiasta ou deseja entender mais sobre o mercado financeiro, essa comunidade é a sua cara. Ela foi desenvolvida para quem tem muita ou pouca experiência em operações Day Trade, e foi a comunidade que atingiu mais rápido o número de 5 mil cadastros sem investimento em mídia.

5. Comunidade Sebrae     
Na Comunidade Sebrae, você pode compartilhar conhecimento e gerar negócios. Com foco em empreendedorismo no Brasil, ela chega a ter aproximadamente 400 novos artigos por mês. Incrível, né?

6. Academia Médica
A Academia Médica é uma comunidade que busca ampliar os horizontes do profissionais médicos e de Life Sciences, conectando conhecimentos e explorando temas que, muitas vezes, as faculdades esquecem de falar. Atualmente, possui mais de 190 mil membros. 

7. Gonew.co Community
Essa é uma comunidade sobre governança e nova economia, e seu objetivo é ensinar grandes empresários e boards de empresas como tornar as empresas exponenciais. Como eles gostam de dizer: Juntos resolveremos contradições!

8. Marketing na Era Digital
A comunidade, elaborada por Martha Gabriel e Rafael Kiso, dois grandes nomes do mercado, discute as novas tendências e o futuro do Marketing. A estratégia de comunidade online também está ajudando no lançamento do livro Marketing na Era Digital e possibilitando que o conteúdo do mesmo se mantenha atualizado, uma vez que os participantes discutem e publicam novos conteúdos ali. 

9. Futuro dos Negócios
Como o próprio nome diz, a Futuro dos Negócios, outra comunidade desenvolvida por Martha Gabriel, fala sobre previsões, tecnologia e futurismo no mundo empresarial. A ideia é que todos os participantes colaborem com artigos e comentários para que o conhecimento fique mais dinâmico e possa evoluir de forma mais rica e rápida! 

10. EFEITO ORNA
Desenvolvida pelas irmãs Alcântara, fundadoras do EFEITO ORNA, a comunidade é uma plataforma colaborativa e ativa, onde os participantes falam sobre os mais variados temas, como carreira, empreendedorismo, branding e comunicação.

11. Viva de Conteúdo
Viva de Conteúdo é a comunidade online da Elaine Villatoro, criadora do blog Live More, Travel More. O objetivo é contribuir com a profissionalização de creators e incentivar a diversificação de renda. Se você quer saber como fechar parcerias de sucesso, abordar as marcas e se destacar no mercado, conheça já a Viva de Conteúdo.  

12. GP na prática
Imagine uma comunidade criada para compartilhar os mais diversos conteúdos e dicas sobre GOPRO. Então, essa é a GP na prática!, uma comunidade para quem tem e nunca usou, para quem tem e não sabe o que fazer ou para quem pretende ter uma câmera. Andrews Santana, idealizador da comunidade, vai te ajudar a desbravar o universo da GOPRO.

13. BH Food
No caso do BHB Food, a comunidade foi criada para dar suporte ao evento Building Healthier Brands (BHB), criado em 2010 e um dos principais de tendências e inovação do setor. A plataforma de conteúdo é focada em informação e inovação para o mercado de alimentos, bebidas e suplementos e sua missão é gerar insights e fomentar negócios.

14. Tribos.co
A Tribos é a primeira plataforma de educação e conteúdo colaborativo sobre Community Management da América Latina. O objetivo é ajudar as pessoas a construir e fortalecer suas comunidades fazendo isso de forma clara e objetiva.

#ClubedaInfluência
Maria Lúcia Zanutto
Maria Lúcia Zanutto Seguir

Analista de Marketing da Squid

Ler conteúdo completo
Indicados para você