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10 formas de aumentar seu engajamento no Instagram em 2021

10 formas de aumentar seu engajamento no Instagram em 2021

Por Carla Silva | 05 De Março de 2021 | LOCALIZAÇÃO, MARKETING, MÍDIA SOCIAL 

 

No mundo da mídia social, o engajamento é uma forma de moeda. Quanto mais engajamento seu perfil do Instagram tiver, quanto mais seguidores no Instagram, maior será o seu valor online.

Em 2021, as empresas estão competindo por um engajamento maior porque quanto mais usuários interagirem com o conteúdo, maior será a chance de ele ser mostrado a outros usuários. Mais olhos olhando para o seu negócio significa (você adivinhou) mais clientes.

Compreender a paisagem do marketing digital é o primeiro passo para saber o que está lá fora e como as pessoas estão interagindo. Conhecer as tendências e o panorama atuais das mídias sociais lhe dará dicas de como fazer seu Instagram crescer.

Considere algumas estatísticas recentes de engajamento de mídia social e Instagram: 

  • Mais de 50% da população mundial em 2021 tem menos de 30 anos de idade.
  • Mais de 99% dos adultos de 18 a 49 anos possuem um telefone celular conectado à internet.
  • O Instagram teve o maior uso e engajamento em 2018, com 35% da população que o usa.
  • Mais de 1 bilhão de usuários ativos estão usando o aplicativo a cada mês.
  • 8 em cada 10 usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa. 

O que 'engajamento' significa para o seu negócio?

Esse marketing em 2021 deve estar muito focado nas plataformas que têm mais atenção e engajamento. O Instagram é de longe o player mais influente do mercado hoje, e se você não está usando isso em seu benefício, está ficando para trás. 

Claro, aumentar o engajamento no Instagram é um termo amplo e não é fácil de fazer com uma estratégia. Requer o uso de todas as ferramentas disponíveis e o aproveitamento máximo da plataforma à medida que ela evolui.

Com isso em mente, aqui estão 11 maneiras comprovadas de aumentar o crescimento do Instagram com seu público-alvo e expandir seus negócios em 2021.

1) Otimize

Se você dirige uma empresa ou marca pessoal, deve mudar para uma conta empresarial do Instagram.  Isso lhe dará muito mais controle de sua conta do Instagram e uma tonelada de análises do Instagram para usar para ajustar sua estratégia. 

Algumas vantagens significativas vêm em ter uma conta empresarial. 

Uma vantagem é a capacidade de adicionar um botão de contato para facilitar a comunicação dos usuários. Em segundo lugar, ser capaz de veicular anúncios. Anúncios = mais visitas e mais conversões. E embora não seja garantido, outra vantagem é o teste beta antecipado de novos recursos.

Como parte da mudança para uma conta empresarial, certifique-se de que você pode ser encontrado e de que todos os seus detalhes estão corretos. Aqui estão alguns dos principais aspectos que você deve ter em sua biografia e perfil do Instagram.

  • Endereço e informações de contato (isso é importante para geotag).
  • Detalhes do que você faz (sua proposta de valor)
  • Uma oferta ou um motivo convincente para manter contato
  • Uma forma de entrar em contato com você fora do Instagram (geralmente seu site)

2) Hashtags

Você provavelmente já ouviu falar que as hashtags são importantes, mas é provável que você não as use de forma eficaz. O algoritmo do Instagram é impulsionado por dados e o crescimento de seguidores pode ser impulsionado pelo uso da estratégia de hashtag.

Você deve ter ouvido que 9 ou 11 hashtags são a quantidade ideal. Ou que muitas hashtags do Instagram podem parecer spam. A chave aqui é selecionar uma hashtag relevante relacionada ao conteúdo do Instagram que você está compartilhando.

A verdade é que, se você não estiver usando a quantidade máxima de hashtags que direcionam ao seu público ideal, está perdendo a chance de aumentar o engajamento. 

A regra é mantê-lo em 30 hashtags. Mais do que isso não aparecerá na pesquisa. 

Uma hashtag no Instagram é um identificador para o algoritmo. Ele fornece contexto para suas postagens e ajuda o algoritmo a entender para quem mostrá-las. 

Reserve um tempo para pensar sobre o tipo de postagem do Instagram que você está compartilhando e quem é o público ideal. 

Além disso, considere quais hashtags apontam para os interesses de seu público e tente moldar seu conteúdo para corresponder. Uma hashtag de marca também pode funcionar se sua empresa tiver reconhecimento de marca suficiente em seu nicho.

Isso pode parecer muito trabalhoso, mas uma hora gasta em uma estratégia de hashtag pode ajudar a direcionar seu público de forma muito mais direta.

Quando se trata de hashtags no Instagram, lembre-se:

  • Use todas as 30 hashtags - o envolvimento aumenta quanto mais você usa
  • Se não quiser que sejam exibidos, você pode ocultá-los com cinco pontos na parte inferior
  • Adicione-os à postagem (não o primeiro comentário)
  • Use hashtags relevantes do setor e do seguidor, reserve um tempo para pesquisá-las primeiro
  • Siga as hashtags para ver o que é mais relevante e valioso para esse público
  • Utilize o poder de hashtags de cauda longa menos populares. 
  • Lembre-se: se você quiser apenas as hashtags mais populares, pode se perder nos milhões de outras postagens rapidamente. Você provavelmente não chegará aos melhores posts, a menos que seja uma grande marca.

Além de aumentar sua visibilidade e seu alcance, as hashtags ajudam a gerar mais curtidas. As curtidas do Instagram são essencialmente um voto, mostrando que o conteúdo ressoou com o usuário de alguma forma.

3) Localização 

Se você dirige uma empresa que opera em uma área específica, certifique-se de aproveitar as vantagens dos recursos de localização do Instagram. A maioria das empresas opera em um local específico, portanto, se você deseja ser encontrado por novos seguidores nessa área, é crucial usar a localização. 

Localização mostra a cada usuário do Instagram seu endereço comercial, categoria da empresa, horário de funcionamento, site e número de telefone.

Fotos da empresa e vídeos que outros usuários marcaram em suas imagens também estão disponíveis para visualização.

Fornecer o máximo de informações aos usuários aumentará as chances de eles quererem visitar você! É parte de qualquer estratégia de crescimento inteligente do Instagram e expandirá seu público no Instagram.

Para fazer isso, basta clicar em Adicionar local ao criar uma postagem. Sua postagem se torna pesquisável para esse local. Isso é verdadeiro tanto para as histórias do Instagram quanto para as postagens, portanto, sua localização de ambas pode ser muito valiosa. 

4) Aprenda com sua competição

Você tem uma empresa rival que parece estar dominando no Instagram? Isto é uma coisa boa! Em vez de ficar com ciúmes, você pode usar isso a seu favor.

Comece observando o que eles estão fazendo bem e como você pode adotar estratégias semelhantes. Você não deseja copiá-los diretamente, mas pode se alinhar com a abordagem deles ao conteúdo do Instagram e como eles se envolvem com seu público.

Com o tempo, você pode começar a criar estratégias de engajamento no Instagram que o tornarão único para o seu público. No entanto, no início, pode valer a pena aprender o máximo possível com as práticas recomendadas de seus concorrentes.

Outra estratégia que você pode adicionar ao seu arsenal é primeiro ver quais contas seus concorrentes estão seguindo, gostando e comentando. O marketing de influência se adapta às tendências atuais e usa ferramentas como Instagram Reels, Instagram Live e IGTV. Todas as ferramentas fazem parte de uma estratégia de crescimento bem equilibrada do Instagram.

Embora você não deva enviar spam para essas contas de forma alguma, você pode curtir e comentar suas postagens para mostrar que você está lá. 

Seja educado, seja cortês e pode até ganhar um novo cliente no processo.

5) Use postagens patrocinadas ou recursos de influenciador

Muitas empresas evitarão prestar atenção na mídia social porque podem não parecer obter vendas ou resultados imediatos. No entanto, as postagens patrocinadas aumentam a conscientização e o envolvimento que você obtém de um público ideal. Freqüentemente, as pessoas não visitam um link na primeira vez que veem um anúncio do Instagram, mas visitam o perfil. Eles verificarão se você é uma empresa legítima.

Depois de visitarem seu perfil, é mais provável que vejam mais anúncios seus na próxima vez que você veicular uma campanha. Com o tempo, isso aumenta o reconhecimento da marca e leva a vendas.

Postagens promovidas estão se tornando a norma no Instagram e estão recebendo muito engajamento. As pessoas vão gostar de uma postagem patrocinada pelo Instagram da mesma forma que vão gostar de uma postagem em seu feed do Instagram. Isso significa que a oportunidade de exposição é enorme no clima atual.

O mesmo vale para pagar por recursos com um influenciador do Instagram. Ao atingir o público de outra pessoa no Instagram , você pode se alinhar com a marca dela e aumentar sua confiança. Os influenciadores do Instagram costumam ser uma forma esquecida de construir um público e costumam dar a você a exposição que, de outra forma, seria difícil de conseguir.

6) Curtir, comentar e responder

Se você quiser mais engajamento com a marca, a maneira mais simples é se engajar! Isso pode parecer óbvio demais, mas é incrível como a maioria das empresas o fará tão pouco. Uma marca é uma personalidade de grupo; é o amálgama das personalidades da sua empresa. 

Não tenha medo de agir como um humano ao responder com sua conta de marca. Os usuários gravitam em torno de marcas que mostram um lado genuíno e mais real deles. Eles não são apenas uma marca que quer ganhar dinheiro; eles são pessoas reais que vivem no mundo.

Reserve um tempo para curtir as postagens das pessoas, seguir seus seguidores e comentar. Se você receber um comentário em suas postagens, responda rapidamente de forma humana. Adicione emojis e use linguagem real. Seja generoso e grato pelas interações que recebe.

Para aumentar o engajamento, seja envolvente. É uma fórmula simples, mas faz maravilhas.

7) Histórias Insta

Instagram Stories (geralmente chamadas de Insta Stories pelos usuários) se tornaram uma grande parte da maneira como a plataforma Instagram evoluiu. O que era originalmente um clone das histórias do Snapchat, eles conquistaram o mercado.

Em 2021, havia mais de 400 milhões de histórias no Instagram postadas por dia, com mais de 2 milhões de marcas usando as histórias do Instagram. O benefício do Insta Stories é imediatamente claro: eles ficam no topo da tela principal do aplicativo e também são exibidos com um anel colorido que envolve a foto do perfil do Instagram. Eles despertam o interesse imediato da maioria dos usuários e levam apenas alguns segundos para assistir.

Mais do que postagens, o Instagram Story tem a chance de criar interesse e engajamento rapidamente. Por serem efêmeros (ou seja, desaparecem em 24 horas), eles têm uma urgência que impulsiona o engajamento. As pessoas não podem deixar de dar uma olhada.

Eles também são uma excelente maneira de mostrar como sua marca funciona nos bastidores. Você pode compartilhar momentos divertidos e genuínos de sua empresa durante o dia que ajudam a construir sua personalidade. Investir em algumas histórias simples do Instagram por dia pode ter um impacto enorme no envolvimento que você vê do seu público.

8) Vídeos IGTV

Instagram TV (abreviado para IGTV) é o enteado menos popular do Instagram Stories e teve um sucesso misto até agora na plataforma. No entanto, vale a pena considerar como uma forma de aumentar o conteúdo de seu vídeo. É mostrado que as postagens de vídeo recebem quase 40% mais engajamento do que apenas as imagens. Pense na IGTV como um youtube embutido no Instagram. Ele usa vídeo para complementar a funcionalidade do telefone  e recebe uma imprensa extra sempre que um episódio IGTV é publicado.

Se você estiver criando conteúdo de vídeo, considere cortar ou redirecionar o conteúdo para a plataforma IGTV, pois se tornará mais relevante em 2021 e além. O Instagram investiu pesadamente na plataforma (a IGTV até tem seu próprio aplicativo individual), portanto, é provável que vejamos um envolvimento crescente em 2021 e além.

Outra dica: certifique-se de promover seus vídeos IGTV com Insta Stories (o Instagram oferece um link para fazer isso). Esta é uma ótima maneira de aumentar o interesse pelos vídeos, mostrando pequenos trechos deles por meio de suas histórias.

9) Consistência

Ser consistente com sua postagem é um dos elementos mais importantes a serem considerados. Vários estudos mostraram que postar no Instagram uma ou duas vezes por dia aumentará o seu crescimento. Isso fará mais do que contratar um serviço de crescimento do Instagram ou pagar por seguidores falsos (nunca é uma boa ideia). 

Quando postagens frequentes ocorrem, o público vê que você está comprometido em fornecer conteúdo excelente regularmente. Eles se acostumam com o fato de você estar no feed deles e você se torna o criador de conteúdo "procurado" para os tipos de entretenimento, produtos ou serviços que promove.

Aumentar o número de seguidores no Instagram leva tempo e, para criar seguidores engajados, você deve ser consistente e persistente em seus esforços.

 

10) O poder dos mestres

Essa dica final ainda pode ser o segredo mais bem guardado do Instagram. A capacidade de DM (mensagem direta) de qualquer usuário na plataforma Instagram é como o verdadeiro engajamento acontece. As pessoas lêem seus DMs. Mesmo que eles não respondam, eles ainda os veem e se lembram da interação.

Como marca ou empresa, as Mensagens Diretas no Instagram podem ser incrivelmente úteis para interagir com seus clientes de forma personalizada. As conversas que acontecem em particular no Instagram têm muito mais probabilidade de gerar vendas e confiança na marca.

Use mensagens diretas para responder a perguntas e recompensar um forte engajamento. Uma mensagem de olá simples, educada e profissional para um fã pode ser uma ótima maneira de causar uma boa impressão.

Uma advertência: não envie spam para seus seguidores via DM. Use-o principalmente como uma forma de responder e interagir com o Insta Stories, e você evitará ser invasivo ou spam.

Qualquer marca que leva tempo para responder e acompanhar via DM é uma marca que entende engajamento. 

 

Em 2021, seu perfil do Instagram atua como um segundo site para sua empresa. Em alguns casos, ele pode fazer mais do que um site estático. É o criador da confiança da marca, prova social e envolvimento real com seus clientes potenciais e clientes. O marketing do Instagram é a ferramenta de negócios definitiva para 2021, e as empresas mais inteligentes tirarão proveito DISSO. 

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Carla Silva de Melo
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Carla Silva é uma digital influêncer criadora de conteúdo que trabalha com Divulgações de POST, DESIGN, RECEBIDOS e PARCERIAS. Estudante de jornalismo, formanda em ciências políticas pela Universidade Federal do AMAZONAS. Mãe, filha e mulher manaura.

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