Atividades
  • Favoritos
  • Tags
  • Notificações
Nenhum artigo favorito

Como cuidar mais da sua saúde mental sendo criadora de conteúdo?

Como cuidar mais da sua saúde mental sendo criadora de conteúdo?
Bruna Marques
mai. 26 - 5 min de leitura
6
5
1

A criação de conteúdo não é um trabalho fácil. É um trabalho que parece não ter fim, pois estamos sempre grudados em uma tela. Por isso, é muito importante estabelecermos alguns limites e cuidarmos da nossa saúde mental no dia a dia.

Eu sei que você deve estar pensando: "minha rotina é muito corrida pra me preocupar com mais coisa pra encaixar nela", mas saiba que na verdade esse tipo de autocuidado faz você ser mais produtiva e previne consequências futuras mais graves, caso sua mente não seja cuidada como deveria. Fora isso, o que eu vou te ajudar aqui é justamente para adicionar pequenas atitudes e atividades no seu dia a dia que já podem fazer uma enorme diferença.

4 maneiras de cuidar da sua saúde mental

1. Planeje e organize muito bem o seu tempo

Entenda qual método funciona melhor pra você: Trello, listas no celular, planner, agenda, post it, caderno... O importante é você ter um método de planejamento e organização que te ajude a lidar com a rotina no dia a dia de uma forma mais fluida.

Lembrete importante: não podemos deixar também o planejamento se tornar uma cobrança, tem que ser para ajudar e não algo que te deixe pressionada. Coloque tarefas e objetivos sempre realistas e dentro de um tempo possível no seu dia.

2. Separe tempo de descanso

É importante ter o momento de "desligar" do seu trabalho, das redes sociais e ter o ócio criativo. Realmente coloque na sua agenda pelo menos 1h todos os dias que você vai descansar de alguma forma.

3. Tenha uma rotina de sono

É muito importante você tentar controlar a sua hora de dormir e acordar, porque seu corpo segue o ritmo que você propõe. Durma pelo menos 8h todos os dias, e tente não acordar depois das 10h, você vai ver como as horas de manhã fazem diferença para a sua produtividade no resto do dia.

4. Tenha uma rotina de exercício físico 

A dica que eu dou pra isso é escolher um que você realmente goste. Pode ser uma dança por vídeos do YouTube, usar apps de exercícios do celular, fazer Yoga, Pilates, academia... Escolha o que mais te agrada e realmente faça pelo menos 2x na semana. Isso já vai ajudar muito na sua disposição e na sua saúde, tanto física como mental, porque o exercício libera endorfina, que melhora o nosso humor, motivação e bem-estar.

Sei que muito se fala sobre as redes sociais serem lugares tóxicos e prejudicarem a nossa saúde mental. Mas eu acredito que não podemos demonizá-las desse jeito, porque também existem muitas coisas boas lá dentro que podem nos ajudar e inclusive melhorar a nossa saúde mental.

O problema está em como você usa as suas redes sociais. Não é legal por exemplo ficar se comparando com os outros lá dentro, porque todo mundo só mostra o que quer. Essa comparação é muito injusta, você tem a sua própria história e trajetória, se comparar só vai fazer você ficar ansiosa e piorar a sua autoestima.

Por isso, pratique muito o seu autoconhecimento, admire as suas pequenas conquistas e faça terapia se puder. Isso vai ajudar muito nessa comparação excessiva das redes sociais.

"Ok, adorei as dicas... Mas o que eu faço se estiver tendo um dia ruim?"

Se você não está se sentindo bem ou não está se sentindo motivada para fazer o que precisa, tente se dar um descanso e respeitar os seus limites. Claro que muitas vezes mesmo não estando bem ainda precisamos cumprir as nossas responsabilidades, por isso as dicas que eu dou aqui são:

  • Não se cobre nesses dias: temos que entender que nosso 100% não vai ser sempre igual. Provavelmente você vai ter alguns dias que a sua produtividade e motivação vão estar mais baixas, é normal e tá tudo bem!
  • Entenda os seus sentimentos: tente buscar os motivos por você estar se sentindo assim.
  • Se distraia com outras coisas: converse com alguém, leia um livro, veja o seu filme preferido ou até mesmo tome um banho relaxante. Dê tempo ao tempo, amanhã é outro dia.
  • Pense no seu propósito e em seus objetivos: anote em algum lugar pra você ter sempre isso com você e dar uma dose de motivação extra quando precisar.

E essas são as minhas dicas para quem cria conteúdo e está precisando cuidar mais da mente! Falo mais sobre autocuidado lá no meu instagram: @bruna.marques e convido vocês a conhecerem, será um prazer recebê-las.

*Importante: nenhuma dessas dicas tem a intenção de substituir a ajuda profissional, procure sempre que necessário.

Indicados para você