[ editar artigo]

Como utilizar as ferramentas do Instagram para se aproximar ainda mais da audiência

Como utilizar as ferramentas do Instagram para se aproximar ainda mais da audiência

A conexão com a audiência é o que há de mais valioso no trabalho da criação de conteúdo. E quando falamos de produzir conteúdo que agregue valor para a vida de quem acompanha, não há nada mais poderoso do que o combo conexão + informação.

Uma forma de você começar a se conectar ao mesmo tempo em que ajuda ou ensina sua audiência, é usando as próprias ferramentas do Instagram, como o box de perguntas e as enquetes. 

Mas nesse momento entra um grande medo: E se ninguém me perguntar nada?
Calma, te darei uma sugestão de como inserir essas interações de uma forma que faz muito mais sentido do que apenas jogar perguntas aleatórias que podem não trazer o resultado que você gostaria.

Você pode criar uma sequência de stories com imagens e texto para ensinar um tema interessante do seu nicho, sem pesar demais na quantidade de texto em cada story, tá? A ideia é ser leve e fácil de consumir! É legal também ir mudando um pouco a estética em cada página. 
Enquanto você ensina, posicione enquetes que permitam que quem está acompanhando se sinta participando do processo. Perguntas que gerem curiosidade sobre o próximo story, dê opções divertidas, quebre as expectativas e assim além de ensinar, você entretem a audiência. No final, abra uma caixinha de perguntas para que mandem dúvidas que surgiram sobre o tema, com certeza virão várias!

Mas, se no começo ninguém perguntar nada, faça você mesma algumas perguntas interessantes para incentivar e mostrar o conteúdo que você tem para oferecer!

Um exemplo de como começar uma sequência, escolhi o tema: A história do café.
1º story: Você conhece a história do café? - enquete!
2º story: Traga imagens de onde ele surgiu e faça um quizz de opcões de lugares.
3º story: Revele o lugar dizendo o porquê ele começou nessa região, em que época - sem enquete.
...Vá desenvolvendo a história misturando informação com interação tomando cuidado para não colocar enquetes em todos os stories, crie momentos interessantes para interagir e no final, um box de perguntas sobre café ou quem sabe, sobre a relação deles com o café? 

Como eu crio conteúdo de intercâmbio e viagem, amo fazer esse trabalho contando sobre um lugar, um dia de passeio, assuntos de planejamento e outros, mas você consegue fazer isso em qualquer nicho! Eu sigo uma papelaria que faz isso brilhantemente, morro de rir com eles!

Para quem se sente mais a vontade, também é ótimo trazer uma sequência de stories com você explicando em vídeo sobre um tema ou algo que sempre te perguntam, colocar enquetes para saber o que a audiência sabe ou acredita, e no fim, colocar um box para responder dúvidas.
E dica de ouro: sempre faça um textinho resumindo o que está sendo dito em cada story! Muitas pessoas não gostam de consumir com som e pulam todos os stories em que alguém fala mas não há texto para entender o assunto sem ouvir.

É importante não criar enquetes por criar, sem objetivo, sem se importar em transmitir um tema que faça sentido. Pode parecer complicado mas não desista, teste e descubra o seu jeito de se conectar e informar usando as ferramentas de interação.
Com o tempo sua audiência se sentirá mais à vontade para interagir com você e não se esqueça de ouvir o feedback deles para continuar melhorando seu conteúdo!

#ClubedaInfluência
Tarsila Ceruci
Tarsila Ceruci Seguir

Paulista, 25 anos e viciada em intercâmbios... Acredito que sair da zona de conforto lapida nossa personalidade, por isso, com o meu conteúdo e criatividade inspiro e ajudo outros a participarem de jornadas transformadoras pelo mundo!

Ler conteúdo completo
Indicados para você