Confira alguns passos práticos para a criação de um plano de marketing utilizando principalmente o marketing de influência
Negócios são como pessoas: cada um tem um jeito, um modo próprio de funcionar, objetivos e caminhos diferentes. No entanto, como também acontece com as pessoas, nos negócios há processos que estabelecem um padrão que funciona muito bem para a maioria. Pensando nisso, vamos apresentar alguns passos práticos para a criação de um plano de marketing, utilizando principalmente o marketing de influência.
O que é marketing?
Marketing é tudo que envolve a concepção de um negócio, seja ele um produto ou serviço. Um dos pilares mais importantes é a divulgação, que é, entre outras táticas, um apanhado de informações e estratégias que trabalham juntas para que o conhecimento sobre a marca e, consequentemente, as vendas, aumentem.
Para que a divulgação tenha bons resultados, é preciso que seja feito um plano de ação, com o maior número de dados possível, interligados e direcionados para o mesmo objetivo.
Como elaborar um plano de marketing
Por falar em objetivos, é fundamental estabelecer uma meta para todas as estratégias de marketing criadas. Afinal, ela que vai direcionar as etapas e ações para que o plano seja bem-sucedido.
Não importa qual o tipo de ação está sendo realizada – de conteúdo, influência ou outbound, por exemplo – é necessário ter bem claro quais são os nossos principais objetivos e o que será feito para alcançá-los.
Estabelecer a linguagem que será utilizada com o público-alvo também é crucial para o sucesso da campanha. É preciso estudar a audiência e verificar qual a melhor forma de se comunicar, analisando possíveis desejos e “dores” que ela tenha e procurar resolvê-los.
Se atualizar sobre técnicas e tendências atuais, observar o que é utilizado e o que já não funciona mais é válido e ajuda a obter resultados ainda mais satisfatórios.
E falando em tendências, o marketing de influência é uma das que mais crescem no mundo atual. Por isso, é importante saber como trabalhar com ele e encaixá-lo na estratégia de divulgação planejada.
O marketing de influência se baseia na exposição da opinião de criadores de conteúdo com alto poder de persuasão. Essas pessoas podem trabalhar em parceria com marcas, o que aumenta seu poder de engajamento e alcance.
Como escolher o influenciador ideal
Porém, não basta escolher um influenciador com muitos seguidores em uma rede social para ser o porta-voz da campanha. Existem profissionais no ramo, que sabem os métodos certos para esse trabalho, são mais confiáveis e realmente entregam resultados.
Além disso, o perfil do influenciador deve ser compatível com o da marca e do público-alvo, com linguagem e conteúdos que realmente estabeleçam conexão com as pessoas que desejamos alcançar.
Aqui, o planejamento e a criatividade trabalham juntos para chegar na meta almejada. Muita pesquisa, alguns testes e abertura para sair do lugar-comum podem fazer toda a diferença entre uma campanha com ótimos resultados e uma sem grandes conquistas.
Criar uma estratégia de marketing envolve muito trabalho, atenção aos detalhes e também uma boa visão do mercado digital. A boa notícia é que hoje existem diversas ferramentas para ajudar nesse planejamento! Empresas como a Squid, que entendem essa necessidade, podem fazer toda diferença na definição de um plano de sucesso.
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