[ editar artigo]

Conheça Alejandro Valente, o cabeleireiro que transformou sua profissão com cursos online

Conheça Alejandro Valente, o cabeleireiro que transformou sua profissão com cursos online

Alejandro trocou os clientes tradicionais pelos alunos dos cursos online, entendeu a importância de trabalhar com a sua comunidade e segmento de atuação e, hoje, é referência no mercado. Conheça sua história!

A história de Alejandro Valente se assemelha a de muitos cabelereiros do Brasil. Começou como aprendiz de um pequeno salão no interior de São Paulo, os clientes que o chefe não conseguia atender iam direto para a cadeira dele, que não perdia a oportunidade de sempre se aperfeiçoar. O talento logo foi reconhecido e, em pouco tempo, a cidade tornou-se pequena. 

Quando se mudou para Curitiba, cidade onde vive até hoje, foi atrás da profissionalização. Trabalhou em diversos salões, conheceu muitos profissionais importantes para a sua trajetória e se consolidou como colorimetrista e expert em corte. “Ao todo, trabalhei em 8 salões de beleza, indo de um ticket médio de R$1,99 para R$2,000. Estava sempre em busca de algo mais, estudando novas técnicas, fazendo cursos, lendo e observando outros profissionais”, explica. 

Em 2005, surgiu o convite que iria transformar a sua vida: integrar o time de técnicos de uma empresa de cosméticos. Foram três anos se desenvolvendo para ministrar palestras e workshops pela empresa, tendo contato direto com distribuidores e vendedores de todo o Paraná.

Os eventos eram um sucesso e Alejandro, ainda não sabia, havia criado um método próprio de ensino — que seria muito utilizado no futuro. Apesar do grande burburinho e elogios dos clientes, o cabeleireiro descobriu que todos os seus esforços não geravam vendas. “Nesse dia, escutei uma frase que nunca mais esqueci: curso bom é curso que vende!”, conta. 

Depois de refletir sobre o assunto e conversar com clientes, ele escutou a seguinte pergunta de uma delas: “O que você resolve?”. A resposta para o simples questionamento ficou martelando em sua cabeça até que ele elaborou a resposta: “Eu facilito a vida dos cabeleireiros, sei passar o conhecimento que tenho e sou entendido por eles”. Esse foi o insight que precisava para se entender como professor. 

A transição de uma carreira sólida para outra aconteceu, em 2009, quando Alejandro conquistou o campeonato da Hair Brasil. Uma semana depois, ele estava na Bahia ministrando um workshop com o seu nome e sem nenhum vínculo com empresas. No ano seguinte, ministrou diversos workshops em feiras e eventos pelo Brasil todo.

Professor Alejandro Valente também é sucesso online

A gravidez da esposa fez com que Alejandro fizesse uma nova mudança: trabalhar menos no salão e focar mais nas palestras, assim ele teria mais tempo para curtir o bebê que estava a caminho. Quando sua filha Sophie nasceu, Alejandro entendeu que para manter suas duas paixões, lecionar e cuidar da família, ele teria que pensar numa solução remota para suas aulas. Foi, aí, que surgiu a oportunidade de desenvolver um curso online.

Foram várias plataformas testadas, estudos sobre marketing digital e pesquisas até que ele encontrasse a melhor forma de colocar o seu sonho em prática. O primeiro curso desenvolvido por Alejandro era vendido via call center, já que não conseguia atender os telefonemas. Não deu certo. Depois, ele aprendeu um formato em que se trabalha com escassez. O curso teria duração de dois meses e só ficaria disponível três vezes ao ano. Foi um sucesso! A realidade mudou e o número de alunos só aumentou.

O poder das comunidades

Com o canal no YouTube e o curso online funcionando, Alejandro precisava saber se o conteúdo estava sendo assimilado pelos alunos. Encontrou nos grupos do Facebook uma ferramenta para trocar experiências e solucionar dúvidas. “Essa foi a primeira comunidade que criei, um ambiente para favorecer a conversa entre meus alunos. Alguns deles, inclusive, são meus assistentes e tutores até hoje”, revela. O curso mais famoso do cabeleireiro é o “Curso online de Colorimetria Avançada”, que já formou milhares de colorimetristas pelo Brasil.

O profissional logo entendeu a necessidade de engajar seus alunos. A comunidade “Educadores da Beleza” está em constante atualização, com artigos publicados pelos alunos, lives do professor Alejandro e novos cursos. “Lá, consigo ter acesso à todos de forma simples e rápida”, diz. Na plataforma, ele desenvolveu um outro formato da entrega do curso: assinatura. Em apenas cinco dias conseguiu vender mil assinaturas. Todos os dias novos alunos entraram.

Entre um vídeo e outro, Alejandro vai quebrando barreiras, revolucionando o mercado e expandindo os horizontes de milhares de cabeleireiros que, segundo ele, precisam se entender como influenciadores. “Eu tenho a responsabilidade de ensinar não só conceitos tradicionais sobre cabelo, mas também como os meus alunos devem se posicionar digitalmente. Se você quer ser encontrado no Google, quando pesquisam algo sobre cabelo, precisa produzir conteúdo”, explica. Hoje, os profissionais formados por ele, estão ministrando cursos, fazendo eventos e palestras e também ganham destaque no mercado.

#ClubedaInfluência
Maria Lúcia Zanutto
Maria Lúcia Zanutto Seguir

Analista de Marketing da Squid

Ler conteúdo completo
Indicados para você