Atividades
  • Favoritos
  • Tags
  • Notificações
Nenhum artigo favorito

Do contra ou simplesmente autêntica

Do contra ou simplesmente autêntica
Daniela Delfini de Campos
Daniela Delfini de Campos fev. 10 - 3 min de leitura
0
0
0

Recebo a news da comunidade e imediatamente penso: é o 3º episódio do dia a tentar me desumanizar, quando tudo o que a gente precisa é resgatar os valores humanos e construir soluções para essa encruzilhada medonha na qual nossa espécie se colocou.

Se tá todo mundo falando de BBB ou outro trendshit qualquer por que eu perderia meu tempo precioso para repetir tudo e me tornar mais uma nesse oceano de influenciadores?

Atuo com "sustentabilidade" há 17 anos e tudo o que eu não quero é o que o marketing, a publicidade e o mar de plástico continua repetindo como lição de sucesso.

Meu convite é outro.

O ano mudou, eu também, graças a todos os que me atravessaram nesses últimos 5 anos e no meio desse processo, deixaram em mim, um pouco de si.

E foi nesse flow, pensando no planejamento do Sustentaoque pra 2022 que cheguei ao episódio 25 do PODCAST Panela de Impressão, da minha musa Elaine de Azevedo: TEMPO: ALIMENTO DE ALMA.

🗝 É ISSO o que eu quero para 2022 - DESACELERAR

A troca de estilo de vida de alta pressão, alta renda e alta velocidade para uma existência mais tranquila, menos consumista, mais simples.

Ou seja, o estilo de vida que tenho buscado há uns 10 anos e que se CONECTA profundamente com a sustentabilidade ou com a possibilidade de, além de sobrevivermos, coexistirmos com todas as demais espécies aprimorando o que há ao nosso redor.

Eu já estava no movimento, só não sabia tantos nomes, e foi assim que passei de 7 posts por semana para 4 - caso você não tenha notado 💁‍♀️

O QUE AFINAL É ESSENCIAL?

Já pensou que junto com a industrialização e o capitalismo vieram no pacote o brinde da supervalorização do trabalho e da aceleração?

🏹

Como os jardineiros das nossa terras, ou, os povos tradicionais viviam “à toa” e ao mesmo tempo, tão bem integrados ao meio? Certamente para essa cultura o trabalho não era o centro da existência. 

O CONCEITO TEM COMO BASE O COLETIVISMO E O COMBATE AO CONSUMISMO

ALUNS MOVIMENTOS CONTEMPORÂNEOS QUE REPRESENTAM ESSA DESACELERAÇÃO (e me interessam muito)

  • ANTICONSUMO E RESISTÊNCIA AO CONSUMO 
  • CULTURA DA DÁDIVA - FREECYCLE - organização social baseada em trocas de saberes 
  • TIME BANKING - troca de atividades, cujos valores se mensuram em tempo, pois existem formas de trabalho que dinheiro não pode comprar
  • SLOW MOVEMENT - food, fashion, travel, cities, school, book, health, money (investimentos e doações com desenvolvimento de tecnologias limpas, sustentáveis que apoia pequenos), entre outros
  • UTOPIAS CONCRETAS 
  • TEORIA DO DECRESCIMENTO X DESENVOLVIMENTO 
  • ECONOMIA DO SUFICIENTE 
  • EXPERIÊNCIAS COMUNITÁRIAS DESCENTRALIZADAS 

Ref.: 

https://diplomatique.org.br/desacelerando-em-tempos-viroticos/

MINIMALISM - A documentary of important things - Matt D’avella (https://minimalismfilm.com)

Utopia da Frugalidade X capitalismo

Downshift - reduzir a marcha pra desacelerar 

PLEONEXIA (grego) desejo de ter mais 

O Negócio é ser Pequeno (Small Is Beautiful) - Ernst Friedrich Schumacher

Teoria do Decrescimento - Serge Latouche

Espero que os tenha feito refletir, você pode me encontrar em diversos canais, aceita o convite?

Indicados para você