[ editar artigo]

Evento da Squid: 6 tendências que vão dominar o mercado de marketing em 2020

Evento da Squid: 6 tendências que vão dominar o mercado de marketing em 2020

Convidamos grandes nomes do mercado para discutir tendências, temas quentes e contamos um pouco do que vimos de importante em eventos como VidCon, Web Summit, YouPix Study Tour entre outros

Vamos falar sobre tendências? Na última quinta-feira (11), a Squid abriu as portas de seu escritório para receber clientes e grandes nomes do mercado de marketing com o objetivo de discutir tendências para 2020 e apresentar novidades internas para o próximo ano. Além de ser um momento de troca e reflexões, o encontro também serviu para apresentar o que os diretores da Squid viram em importantes eventos da área, como  VidCon, Web Summit, YouPix Study Tour entre outros -- que aconteceram durante o ano. Confira, a seguir, os principais destaques do evento:

1. Foco nas comunidades 

“Comunidade é o tema central de 2020. E, quando falamos de comunidade, precisamos entender que a criatividade está no outro. O papel do criativo nas agências e empresas é gerir, mapear e entender como podemos trabalhar efetivamente juntos e aproveitar o conteúdo gerado e consumido pelas pessoas daquela comunidade”, afirmou Bárbara Bono, Head of Content & Creation da Fiat

2. Cocriação de conteúdo efetiva 

Ainda segundo Bárbara, pensar no cocriação real de conteúdo é a chave para desenvolver bons projetos em 2020. “As melhores ideias atuais surgem das periferias. Nossa missão é entender como aproveitar o conteúdo dessas pessoas com a mensagem que gostaríamos de passar para os nossos clientes. Não existe um modelo. Precisamos entender que apenas algumas marcas são evoluídas no ambiente digital. E acredito que ainda precisamos mudar certos preconceitos da indústria antes de realmente transformar algo”, explica. 


3. A Geração Z e o consumo

A Geração Z já está no mercado de trabalho, possui poder de compra e influencia seus pais e familiares na hora de consumir. Por isso, Pedro Cassimiro, Marketing Manager da Magazine Luiza, acredita que precisamos ficar atentos em como essa geração lida com as marcas e a maneira como eles consomem. “Eles têm uma relação diferente com as marcas, por isso, precisamos pensar em outras formas de abordar esse consumidor”, explica.

Outro ponto importante, levantado por Bruna Russo, Gerente de Marketing da Pandora, é a comunicação com a Geração Z. “Não adianta só mudar a linguagem nas redes sociais. Você precisa desenvolver um projeto que fale com essa nova geração. Na Pandora, por exemplo, nós fizemos uma coleção inteira pensando nesse público. O resultado foi ainda melhor, pois acabamos percebendo que muitas mulheres de 30 a 45 anos foram impactadas”, afirma. Viu como essa geração é poderosa?

4. Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é o segredo para as empresas em 2020! “Quem não apostar vai sofrer. É uma disciplina essencial, por isso, investir em conteúdo e ter pessoas com conhecimento para fazer bons projetos é primordial”, diz Pedro. Outra ferramenta que, segundo ele, merece grande destaque no próximo ano: Stories do Instagram

5. #Mozão é a palavra para 2020

Não entendeu? Bárbara explica: “temos que ser apaixonados pelo o que fazemos e temos que fazer um conteúdo apaixonante. Nós, como marcas, precisamos desenvolver algo que faça as pessoas pararem o que estão fazendo, mas tudo de uma forma lúdica e atraente. Não podemos deixar que as pessoas percam o lúdico”. 

6. Vá além do Data Driven 

Essa é a sugestão do Pedro. “Tivemos uma série de experiências (positivas!) com a Magalu que comprovam isso. Não foque só no que o analytics mostra. Pergunte e gere conversa para entender quem é o seu público e o que ele deseja consumir. Assim, você consegue ser mais assertivo na hora de produzir conteúdo”, completa.  

Tendências para 2020

E as novidades não param por aí! No começo deste mês, lançamos o nosso primeiro relatório de tendências, que revela os 10 principais insights que vão direcionar o mercado em 2020. Baixe gratuitamente aqui.

#ClubedaInfluência
Keila Oliveira | @keila.sza
Keila Oliveira | @keila.sza Seguir

Oie! Faço parte do time de Marketing da Squid e sou a responsável pelas comunidades. Caso tenha interesse em criar sua própria comunidade ou algum tipo de dúvida, pode entrar em contato comigo neste email: comunidade@squidit.com.br

Ler conteúdo completo
Indicados para você