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Home office x produtividade

Home office x produtividade

Durante a pandemia, as pessoas e empresas tiveram que adequar suas atividades às orientações de distanciamento social da OMS (Organização Mundial da Saúde). Nesse momento, o home office se tornou realidade para muitos que nunca passaram por essa experiência. Aqui você irá conferir dicas para passar por esse período da melhor forma possível, além de aprender formas de tornar essa prática mais produtiva.

Uma pesquisa, realizada pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA), com 359 empresas brasileiras indicou que quase metade delas adotou o home office como resposta direta à evolução do coronavírus no país. Com isso, veio o desafio de manter a produtividade e organização.

Pensando nisso, aí vão 6 dicas para seu home office ser mais produtivo!

1. Espaço organizado

Nem sempre temos aquele cantinho para o trabalho home office já pronto, é provável que ele seja a sua própria mesa de jantar, não é mesmo?
Quando o espaço é adaptado a melhor maneira de arrumá-lo é separando tudo o que vai utilizar e colocando em uma “caixa”, dessa forma você desloca todo o seu material de uma vez, trabalha, e se precisar usar o mesmo local para outra função, basta guardar novamente seus itens na caixa. Prontinho, nada de papéis espalhados ou ferramentas que não vai utilizar na hora errada.

Assim que achar o seu cantinho, já pode fazer adaptações necessárias, como instalar extensões para ligar seus equipamentos na tomada ou transferir uma luminária que estava em seu quarto.

Não se esqueça de uma cadeira confortável, afinal é bem provável que você fique sentado por horas. Para combater os ruídos considere usar fones de ouvido.

Garantir que todos os empregados estejam com o necessário para trabalhar em casa é o primeiro passo para ter uma equipe produtiva. Se você faz parte de uma empresa procure saber se podem emprestar equipamentos de trabalho como notebooks ou cadeiras de escritório.

2. Aplicativos podem ser ótimos facilitadores

Além disso, alguns App's também podem ajudar nessa hora. Conheça um pouco sobre elas:

Trello: é uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas e que pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário. Você pode utilizá-lo para organizar as suas tarefas do trabalho, os seus planos de viagens, as prioridades de seus estudos, entre muitos outros.

Tiny PNG:  trata-se de um site que otimiza as imagens para você, sem perda visível de qualidade. É só arrastar as imagens e jogá-las no local indicado no site, dar ok e comprimir as imagens para que elas se tornem mais leves e possibilitem um carregamento mais rápido quando usadas no seu site.

Canva: é uma plataforma com a qual você consegue fazer praticamente qualquer coisa: cards, logo, apresentações, colagens de fotos, cartões de visitas, capas de livro, flyers, wallpaper, certificados, tags, currículos, cartões postais, capas de revistas, calendários, poster e muito mais. 

3. Cronograma

Estabeleça uma rotina, se for autônomo(a), procure fazer um calendário.
Atenção! Concentre sua anotações em um único local, se você gosta de agenda use apenas ela, caso contrário, perder tempo procurando qualquer informação entre papéis, computador, agendas e post-its pode ser frustrante.

Se faz parte de uma empresa a rotina pode compreender: brainstorms, check-ins, sempre através de reuniões em vídeo para que a conectividade com os a equipe não se perca.

4. Distrações

Acredite, depois de passar um tempinho em casa vai perceber que as distrações estão em todos os lugares. Louça não lavada, o livro na prateleira esperando para ser lido, familiares falando alto. Portanto, faça o que for preciso, converse com quem mora com você sobre a importância de não te interromper, ou quem sabe, desligar o celular ajude, pense em todas as possibilidades!

5. Horário

Uma dica é começar o seu home office de manhã ou o mais próximo do horário comercial. Claro! Muitas pessoas dizem produzir melhor no período da noite, entretanto à noite é normal que boa parte da sua equipe esteja dormindo. Se surgir aquela dúvida e você não conseguir entrar em contato com outro colega de trabalho. Melhor se programar, não é mesmo?

6. Leve o melhor para você!

Leve os aprendizados da pandemia para o pós-crise. Aprender com as soluções emergenciais adotadas durante o período de isolamento social é fundamental, tanto para a recuperação da crise quanto para a sua reinvenção.

Conta aqui nos comentários, o que você faz para ser mais produtivo(a)?

#ClubedaInfluência
Yedda Rossetto
Yedda Rossetto Seguir

Paulistana, graduada em Letras pela USP, apaixonada pela literatura com muita vontade de escrever! Defendo a ideia de que aprendemos em qualquer lugar e a qualquer momento.

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