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Influenciador digital: 3 táticas para se destacar no Instagram

Influenciador digital: 3 táticas para se destacar no Instagram

Nem tudo são selfies para quem quer ser influenciador digital no mundo do Instagram. Confira aqui o que deve ser feito para se destacar

Ao contrário do que muita gente pensa, ser um influenciador digital é muito mais do que apenas postar selfies no Instagram. É preciso disciplina, dedicação e trabalho duro para se destacar no mercado, como em todas as áreas. Para deixar mais claro no que consiste a rotina dos criadores de conteúdo de sucesso no Instagram, mostramos a seguir as estratégias fundamentais para criar materiais relevantes.

1. Planejar sempre

Para criar conteúdo de alta qualidade e que atinja os objetivos desejados, organizar e planejar o que será compartilhado com o público é essencial. O crescimento vem com muita disciplina, organização e esforço. No começo pode ser difícil até pegar o ritmo, mas planejamento é essencial. Veja calendários, faça enquetes nos Stories, descubra o que a audiência quer saber e procure informações relevantes.

2. Estudar, estudar e estudar!

Para que todo o planejamento que falamos acima funcione é fundamental muuuuito estudo. Pesquise o público-alvo e suas principais características. Qual a forma de comunicação que mais traz engajamento? Qual o intervalo de tempo ideal entre as postagens? Existem diversas ferramentas criadas para fornecer exatamente esse tipo de dado. Analise e confirme se está seguindo na direção desejada.

Quanto mais informações – qual o assunto, tópicos de interesse, tipo de audiência, características da plataforma – o criador de conteúdo tiver, melhor. 

Cada mídia digital possui suas particularidades. O Instagram, por exemplo, privilegia conteúdo mais imagético do que textual. Então, fotografias caprichadas, com textos curtos, costumam ter maior alcance orgânico. E não se esqueça de pesquisar os melhores horários de postagem para a sua audiência também.

3. Criação de conteúdo 

Depois de estudar e planejar, chegou a hora de, efetivamente, criar o conteúdo. Procure por referências e use sua criatividade! Lembre-se: usar algo como modelo é diferente de copiar, então tenha cuidado.

É muito importante que a criação de conteúdo seja feita com atenção e originalidade. Atenção para que não ocorram erros de digitação, por exemplo, que mostram desleixo e podem afastar o público, fazendo-o perder o interesse. E originalidade para que o conteúdo seja criativo e atraente, tanto para a sua audiência, quanto para possíveis parcerias com marcas – cruciais para o trabalho de um influenciador digital. 

Como falamos anteriormente, o Instagram é uma rede focada em imagens e vídeos, com forte uso de hashtags para encontrar e divulgar perfis. Em geral, os vídeos produzidos para essa plataforma são curtos, mas essa é uma tendência que vem mudando, por conta do IgTV, ferramenta que permite filmes mais longos. 

É extremamente importante que a variedade de formatos de conteúdo esteja presente na rotina de criação de um influenciador digital. Isso significa utilizar todos os recursos que a rede oferece. Stories, cenas, posts tradicionais, vídeos mais longos, enquetes, destaques fixos, tudo isso é bem visto pelo algoritmo e será um incentivo para que o alcance do perfil cresça. 

Depois de realizar algumas postagens, procure entender os números que os relatórios, disponibilizados na própria plataforma, trazem. Eles dirão em qual tipo de conteúdo você deve investir (pois alcançam mais pessoas ou geram maior engajamento) e qual é melhor deixar de lado. A análise dos dados que os relatórios fornecem é essencial para o próximo planejamento de conteúdo. Não ignore os números! Eles estão ali como um mapa, e vão indicar os pontos bons e ruins do perfil. Utilize os dados disponibilizados para melhorar e crescer sempre. 

Com dedicação e disciplina, você, influenciador digital, pode alcançar excelentes resultados no Instagram. Aproveite as ferramentas disponíveis e bom trabalho!

#ClubedaInfluência
Maria Lúcia Zanutto
Maria Lúcia Zanutto Seguir

Analista de Marketing da Squid

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