[ editar artigo]

Marketing de Influência: conheça a Jornada dos Influenciadores!

Marketing de Influência: conheça a Jornada dos Influenciadores!

 

Oi, pessoas! Primeira publicação aqui. 🙋‍♀️ Vim compartilhar com vocês minha opinião sobre o e-book de marketing de influência que terminei de ler essa semana chamado: Influenciadores Digitais: uma jornada . Esse livro fez meu cérebro fazer assim ó: 🤯😍🤯🤩.

O e-book que também é um trabalho de conclusão acadêmica (o que é ótimo pois tem muitas referências mara) perpassa por toda a história dessa nova era da influência. Ele conta um pouquinho sobre o início dos blogs, vlogs até chegar aos influenciadores digitais que conhecemos hoje.

Além disso, o livro explica de forma didática o que são influenciadores e quais as diferenças entre influenciadores e celebridades. E também explica a razão das pessoas terem uma maior afinidade com influenciadores digitais. É muito interessante ler sobre isso porque nós que trabalhamos no mercado de comunicação passamos a entender um pouquinho mais as pessoas que estão na internet. Elas são muito mais complexas do que geralmente pensamos. 😉

O livro também tem trechos de entrevistas que a pesquisadora realizou com Cauê Moura, Jout Jout e Jacaré Banguelo. Esses trechos contam um pouquinho da trajetória deles. E é muito legal ver sobre as perspectivas deles, como foi o início da carreira, o momento que perceberam que eram famosos e como isso mudou a vida deles. Apenas uma palavra cabe aqui: INCRÍVEL!

É um livro muuito interessante e de fácil leitura. Com ele, fica mais claro entender a importância do trabalho com influenciadores. Trabalho esse que vai muito além de divulgar um produto para milhares de pessoas. Os influenciadores hoje, emprestam não só sua imagem para as marcas parceiras, mas também a sua voz e reputação. E nós sabemos que reputação, voz e influência são privilégios que levam anos para serem construídos pelos creators. Para os criadores de conteúdo terem essa relevância é preciso muito trabalho duro e persistência porque só no Brasil existem mais de 9 milhões de influenciadoresde acordo com a pesquisa divulgada pela Youpix. 😳😱 

Por isso, é fundamental que o trabalho de comunicação das marcas seja cocriado com os influenciadores digitais. Porque a partir do momento que eles endossam um produto ou serviço é a reputação e a credibilidade deles que também está em jogo.  Se eles perdem a confiança e a intimidade com o seu público, eles perdem tudo. Como, infelizmente, já vimos acontecer várias vezes.

Por fim, o livro faz um paralelo com a Jornada do Herói de Campbell, que nada mais é que uma estrutura narrativa para contar histórias. Essa estrutura é muito usada não só em mitos e histórias antigas, mas também em filmes e documentários atuais.  A autora, explica a Jornada do Herói, originalmente desenvolvida por Joseph Campbell e a compara com as suas adaptações mais recentes.

A partir disso, ela também desenvolve uma adaptação para explicar os principais pontos em comum da Jornada dos Influenciadores Digitais. Fica claro que assim como a Jornada do Herói, nem sempre a Jornada dos Influenciadores seguirá todos os pontos destacados. Afinal, cada filme possui um roteiro único e cada influenciador também possui uma história e vivência única. Porém, é interessante perceber que há muitos pontos parecidos nessas trajetórias e que isso os tornam relevantes e únicos com o passar dos anos.

Enfim people, é isso que queria compartilhar com vocês hoje. Poderia ser um publi mas não é. 😜

Essa é uma leitura que vale a pena tanto para marcas que desejam saber mais sobre o assunto como para influenciadores que buscam entender esse novo mercado! 

Me indiquem outros livros, artigos e cursos sobre marketing de influência nos comentários 👇

Estou fascinada por esse mundo. 😍

Escrito com carinho por Luelen Cavalheiro ✨

#ClubedaInfluência
Ler conteúdo completo
Indicados para você