Atividades
  • Favoritos
  • Tags
  • Notificações
Nenhum artigo favorito

Marketing pessoal: como trabalhar a escuta ativa?

Marketing pessoal: como trabalhar a escuta ativa?
Léo Begin - Branding
Léo Begin - Branding jun. 30 - 4 min de leitura
5
1
0

Olá pessoal, sou Léo Begin, consultor de Marketing e apaixonado por Marketing Pessoal ou Personal Branding. Esse é o meu primeiro post por aqui.

Esse post é uma proposta de uma atividade prática, de simples execução, porém será uma experiência incrível e transformadora para suas relações sociais e profissionais, bem como no fortalecimento da sua MARCA PESSOAL. Então vamos lá?

Antes de partimos para a atividade em si, precisamos contextualizar algumas coisas: muitas pessoas acreditam que o segredo para construir uma marca pessoal forte e memorável está em falar sobre elas. Na verdade, o que torna alguém atraente e interessante é a sua capacidade de ouvir e observar o outro.

Faça um resgate em sua mente e tente se lembrar de uma situação em uma conversa que alguém te escutou, se interessou genuinamente por aquilo que vc falava, ou que simplesmente fez um "gesto" de empatia e que aqueceu seu coração e como isso te fez um bem danado. Bom, né? Então vamos à atividade!

Principalmente agora, em tempos de pandemia, onde passamos por um momento delicado, talvez esse seja o mais complicado de todos os tempos na vida de muitas pessoas, estamos todos meio que "coisados da cabeça". Inseguranças, dúvidas, resignação e solidão. E tudo que a gente gostaria é de alguém pra desabafar, trocar umas ideias, resgatar boas lembranças... de forma leve e não pedante. Então, bora pra atividade?

Como trabalhar de forma consciente a escuta ativa?

1. Entre em contato com algumas pessoas que vc goste, que tenham algum relacionamento, seja de amizade, familiar ou de negócios, e que faz um tempinho que não conversam, pergunte como essa pessoa está, diga que se lembrou dela, puxe um gancho, um assunto, mas principalmente OUÇA! Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas, frustradas e com sentimentos de culpas e ao escutar com empatia, dialogar e compartilhar experiências ajudará essa pessoa a perceber que ela não está sozinha nessa jornada.

2. Elogie! Muitas pessoas reclamam que não têm engajamento nas redes sociais, mas, elas próprias não tiram um tempinho para interagir com as outras pessoas. Faça elogios nos posts de seus contatos, amigos, familiares e clientes, um elogio genuíno que vai além do "linda", "lindo", que pontue que vc observou aquele post, que leu o que a pessoa escreveu ou que entendeu a mensagem contida na foto e no vídeo faz toda a diferença. Por exemplo: ao invés de um comentário, "liiinda 😍", vc comentaria: "aaah, que legal, eu vi que vc está usando aquele brinco que comprou no dia que fomos para a praia. Saudades de um rolê com os amigos, saudades amiga 😍". Viu a diferença?

3. Experimente fazer estas duas atividades com vários contatos seus, de forma consciente, determine uma hora do dia para fazê-lo ao menos uma vez por dia, durante 7 dias, e você vai ver como isso fará toda a diferença no dia da pessoa e também no SEU, siiiim! Isso faz um bem danado pra gente, vc sabe disso, não sabe? Depois deste período, eu te garanto que vc não irá mais fazer isto de forma programática, mas o fará sempre pq é muito bom, pq engaja com as pessoas, pq estreita os laços e consequentemente nos tornamos uma MARCA PESSOAL MAIS FORTE. Vai por mim! Vc irá se surpreender. 😉

4. Volte aqui e conte pra gente como foi! Ou, se você tem experiências e dicas para complementar, compartilhe conosco, combinado?

Vc tem uma luz muito poderosa ai dentro, e ao iluminar o caminho das outras pessoas com ela, o seu também se ilumina! 🙏💡

#marketingpessoal #personalbranding #empatia #marketingdeempatia #marcapessoal #relacionamentointerpessoal #inteligênciaemocional

Quem sou eu

Eu sou Léo Begin, especialista em Marketing e Negócios e consultor de Marketing & Branding para profissionais e empresas.

Indicados para você