Atividades
  • Favoritos
  • Tags
  • Notificações
Nenhum artigo favorito

O que é a desinfluência digital?

O que é a desinfluência digital?
2
0
0

Todo influenciador já ouviu falar sobre a cultura do cancelamento e os impactos que isso pode ter na sua carreira. Um outro conceito muito semelhante e que merece tanta atenção quanto é a desinfluência digital.

Esse termo surgiu há pouco tempo, mas entender o que ele significa e como evitar entrar nesse ranking de desinfluenciadores é essencial para o seu sucesso. Então vem comigo conhecer mais sobre esse assunto!

Uma breve história da desinfluência digital

Como falei antes, esse conceito é muito recente. De acordo com Bia Granja, em sua coluna para a revista Exame, a discussão começou lá em 2020, junto com a pandemia do coronavírus, quando as pessoas passaram a questionar o estilo de vida de macro influenciadores e celebridades.

Em um cenário inesperado, novas contas foram abertas nas redes sociais para compartilhar conteúdos reais e relacionáveis. Com isso, o glamour dos grandes produtores tornou-se não apenas mal visto, como também um gatilho emocional para milhares de seguidores.

Quem diria que uma pandemia mudaria tanto a maneira como consumimos conteúdos nas redes sociais? Desde então, as pessoas têm exigido cada vez mais responsabilidade dos criadores digitais pelo que eles publicam e compartilham em seus perfis. E não pensem que as marcas escapam disso.

Um ótimo exemplo para ilustrar a desinfluência digital é o caso do Monark, ex-sócio e apresentador do Flow Podcast. Em um episódio do programa, o influenciador defendeu a existência de um partido nazista, e, junto com o histórico de outros discursos polêmicos, foi a gota d’água para muitos ouvintes.

Em poucas horas, os seguidores do Flow já estavam se manifestando nas redes sociais, não apenas cobrando um posicionamento de Monark, como também do próprio podcast e das marcas que o patrocinavam. A cada minuto que eles passavam quietos, eram centenas de unfollows nos perfis.

Isso ilustra um pouco do que é o conceito da desinfluência digital. Acabou o tempo em que influenciadores e marcas podiam falar qualquer coisa na internet. Durante a pandemia, as pessoas entenderam seu valor como audiência e vão cobrar responsabilidades sociais e comportamentais dos produtores de conteúdo. Quem não estiver atento será cobrado e substituído com muita facilidade.

Como não ser um desinfluenciador digital

O primeiro passo você já tomou ao ler esse material. Para qualquer coisa na vida, antes de mais nada, é preciso entender sobre. 

Agora que já conhece um pouco mais sobre a desinfluência, é o momento de revisitar seu conteúdo. As pessoas já não buscam perfis que mostrem uma realidade muito distante. Às vezes aquele post mais simples pode ser exatamente o que seu o público está pedindo. A Isa Braga contou uma experiência parecida nesse post aqui.

Converse com seus seguidores, entenda o que eles esperam do seu perfil e compartilhe conteúdos que te aproximem do público. Seja verdadeiro com você mesmo e tenha responsabilidade antes de postar.

Quer se tornar um influenciador ainda mais profissional? Então confira o nosso curso Profissão Influenciador!

Indicados para você