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Princípio de Pareto aplicado em mídias sociais

Princípio de Pareto aplicado em mídias sociais

Com um novo perfil de consumidor mais exigente, a produção de conteúdo online está cada vez mais forte. As pessoas não estão mais interessadas em ver apenas feeds que funcionem como vitrines digitais dos produtos que elas têm interesse. Muito mais que isso, o público quer ver conteúdo de valor das marcas, associado a solução de problemas e ao estilo de vidas delas.

Qual a ligação do Princípio de Pareto com esse cenário? 

A Lei de Pareto, proposta pelo consultor de negócios, Joseph Moses Juran, tem como base a regra 80/20. Um conceito criado para explicar que 80% dos efeitos, vem de 20% das causas. Esse princípio é muito aplicado no mundo dos negócios, vendas e vários outros campos, bem como, o universo das mídias sociais.

Quando as marcas se preocupam apenas em vender produtos online e divulgar ofertas, o engajamento que ela precisa ter com o seu público pode ser mínimo. Isso porque, como dito acima, as pessoas estão mais interessadas em interagir com conteúdos que, de fato, valham a pena para elas.

Estamos lidando com o consumidor 4.0, um perfil de cliente que busca se identificar com a marca. Além de procurar avaliações e indicações sobre determinado produto, eles querem interagir com a marca. Por exemplo: a Lu do Magalu. Ela é a brand persona da marca, ou seja, uma projeção de alguém que foi criada para ser o rosto da empresa. E diariamente ela trás situações cotidianas comuns, onde cita um produto que pode ser essencial para a rotina das suas personas.  

Ou seja, a Lu atua para se aproximar das pessoas e mostrar a necessidade e usabilidade de itens, aplicando momentos do cotidiano. Resultado: pessoas engajadas que se convertem em compradores. Não é à toa que o Magazine Luiza é um dos grupos que mais cresce no meio digital.

E como fica a divulgação das ofertas? Ela acontece, mas em menor proporção. Isso vai depender do seu planejamento estratégico dentro de cada plataforma. Mas ao aplicar o Princípio de Pareto, o ideal é que seja reservado 20% para isso. 

Para entender de forma prática a regra dos 80/20:

  1. Use 80% da sua produção nas mídias sociais para engajar;
  2.  solucionar problemas;
  3.  responder dúvidas;
  4. mostrar o porquê do seu produto, a importância dele;
  5. se posicionar sobre questões que afetam o mundo, a sua região. Não seja sempre neutro, a sua marca existe e faz parte de tudo que acontece dentro e fora do digital.  

 

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