[ editar artigo]

Qual o perfil de influenciador ideal para promover o seu negócio?

Qual o perfil de influenciador ideal para promover o seu negócio?

Saber escolher o influenciador para a divulgação da marca pode ser crucial para o crescimento da mesma. Aqui, vamos avaliar alguns perfis de influenciadores para escolher o que mais se adequa a cada tipo de negócio.


Considerando suas metas definidas, será possível escolher qual perfil de influenciador combina mais com o objetivo traçado.

Atualmente, a maior parte dos negócios utilizam o marketing de influência para reforçar sua estratégia de divulgação. Essa forma de publicidade está se tornando cada vez mais comum, apesar de poucos realmente saberem como utilizá-la. Escolher um influenciador que seja adequado à marca, que converse bem com o público e que possa gerar resultados positivos pode ser complexo. Por isso, daremos algumas dicas de como escolher o perfil ideal de influenciador e colher os frutos dessa parceria. 

Objetivos sempre definidos!

Antes de iniciar um trabalho com o marketing de influência, é necessário ter em mente qual o objetivo principal que queremos alcançar com essa estratégia. Definir de modo claro as metas de curto e longo prazo ajuda a decidir quais são as ações necessárias para chegar lá.

Considerando suas metas já previamente definidas, será possível escolher qual perfil de influenciador combina mais com o objetivo traçado.

Com qual público você quer falar?

A segunda etapa é entender de modo claro quem é o público-alvo, as pessoas que podem se tornar clientes, que têm potencial para adquirir produtos e serviços oferecidos.

É importante acertar o tom com os “possíveis clientes”, para aumentar o alcance da marca e criar um crescimento sustentável e sólido.

A seguir, vamos analisar alguns perfis já consolidados no mercado e que podem expandir – e muito – a presença do negócio no seu nicho, engajando os clientes já conquistados e facilitando a aquisição de novos:

Celebridade: esse perfil se destaca por ser uma pessoa conhecida na mídia. Ela possui uma grande capacidade de influenciar as decisões das pessoas que, de certa forma, podem enxergar a celebridade como um modelo a ser seguido. Dessa forma, a audiência já está construída e, com certeza, ajudará na divulgação de produtos/serviços de forma mais ampla.

Jornalista: costuma ter uma base de seguidores regular, que concorda com suas opiniões e admira o trabalho realizado por ele. Assim, quando eles movem sua capacidade de influência, costumam ser fortes e eficazes com seu público.

Autoridade: provavelmente é o perfil mais procurado e o mais difícil de ser encontrado. No entanto, a autoridade possui uma grande capacidade de convencimento por sua alta propriedade sobre o assunto específico, o que aumenta o grau de credibilidade que possui dentro do nicho escolhido.   

Microinfluenciador: esse perfil pode ser o menos óbvio, mas, também, pode gerar melhores resultados orgânicos. Os microinfluenciadores trabalham com seus nichos, então criar uma parceria com eles significa um alcance menor, porém muito mais eficaz. Os microinfluenciadores têm uma audiência cativa, pois trabalham com produtos e serviços específicos, o que fortalece seu poder de influência sobre o público.

Considerando os objetivos de marketing, as estratégias utilizadas e os perfis de influenciadores que já existem, fica mais fácil escolher qual deles é o mais apropriado para o negócio e para a divulgação da marca. Caso ainda existam dúvidas, é possível falar com profissionais que podem ajudar na escolha do perfil ideal.

Veja também:

#ClubedaInfluência
Keila Oliveira | @keila.sza
Keila Oliveira | @keila.sza Seguir

Oie! Faço parte do time de Marketing da Squid e sou a responsável pelas comunidades. Caso tenha interesse em criar sua própria comunidade ou algum tipo de dúvida, pode entrar em contato comigo neste email: comunidade@squidit.com.br

Ler conteúdo completo
Indicados para você