Atividades
  • Favoritos
  • Tags
  • Notificações
Nenhum artigo favorito

Saúde mental: como lidar com a ansiedade em tempos de distanciamento social?

Saúde mental: como lidar com a ansiedade em tempos de distanciamento social?
Graziela Cirino Cabral
abr. 7 - 4 min de leitura
14
0
0

Seja no trabalho, na academia ou até num bate-papo entre amigas, a frase: “nossa, eu tô ansiosa” sempre surge em algum momento. E, em tempos de coronavírus, esse sentimento está ainda mais presente em nossas vidas. Por isso, gostaria de propor uma reflexão: como anda a sua saúde mental?

Saúde mental, no geral, remete a capacidade das pessoas lidarem com situações boas ou ruins do dia a dia, que envolvem os sentimentos de alegria, tristeza, raiva e frustração. Não existe fórmula certa para esses enfrentamentos, o importante é você sentir que conseguiu lidar com essas emoções e seguir a vida. 

Manter a saúde mental nos dias de hoje não é tarefa fácil, especialmente diante dos muitos problemas vividos. Esse desequilíbrio emocional facilita o surgimento dos famosos transtornos mentais. As principais queixas se relacionam aos sintomas de ansiedade, sejam os físicos (taquicardia, sudorese, tensão muscular, alteração na respiração etc.) e/ou os psicológicos (descontrole dos pensamentos, preocupação exagerada, hipervigilância, irritabilidade, entre outros). 

É importante lembrar que a ansiedade é uma emoção normal do ser humano, que surge geralmente nos momentos em que precisamos enfrentar desafios, mudanças e situações estressantes. O ponto de atenção para a doença é quando percebemos que não estamos conseguindo lidar com as situações por causa de alguns dos sintomas acima (ou outros relacionados ao quadro) e também quando isso começa acontecer com mais frequência e em situações aparentemente simples e rotineiras. 

Por isso, o autoconhecimento e o feedback das pessoas próximas nos ajudam a refletir sobre algo que pode estar fora de controle e o momento de pedir ajuda.

Os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) revelam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, são 18,6 milhões de brasileiros — aproximadamente 9,3% da população. Dentro desse cenário, também estão os influenciadores, que segundo uma pesquisa realizada pela Squid, boa parte deles se sentem ou já se sentiram ansiosos, conforme dados abaixo:

78% dos entrevistados afirmaram que já se sentiram ansiosos

Muitos são os fatores que podem levar ao diagnóstico de transtorno de ansiedade, mas acredito que um deles está relacionado a alta exposição desses profissionais nas redes, fazendo com que eles estejam sujeitos a constante avaliação. 

A avaliação dos seguidores (fãs) pode gerar sentimentos de amor, cuidado, admiração e carinho, ou seja, experiências positivas e facilitadoras que geram crescimento e motivação para o trabalho, mas ao mesmo tempo uma grande expectativa e autocobrança por parte desses profissionais. 

Já a avaliação vinda dos haters pode gerar sentimentos de frustração, raiva, desrespeito, resultando numa experiência negativa e tóxica que pode gerar insegurança, desânimo, bloqueio criativo e consequentemente um estado de ansiedade que passa a comprometer a saúde e a rotina desse profissional. 

Isso, de alguma forma, pode ser identificado na pesquisa da Squid, quando 88% dos influenciadores admitiram que se sentem ansiosos com a performance daquilo que publicam. E isso é ainda maior entre os jovens de 18 e 25 anos (93%), mostrando mais uma vez que a ansiedade afeta os mais jovens. Além disso, 63,1% dos criadores de conteúdo entrevistados revelaram que se sentem confortáveis com o sumiço dos likes, o que evidencia o desejo de diminuir a avaliação a qual estão expostos.

No geral, observamos que o trabalho como influenciador requer, também, desenvolvimento emocional para lidar com as situações que a profissão exige, para que a satisfação com o trabalho e a vida pessoal não sejam comprometidas. É importante que esses profissionais encontrem, por meio do autoconhecimento, formas saudáveis de lidar com essas situações adversas.

Importante: falar sobre saúde mental ajuda a reduzir preconceitos, de que é coisa de louco ou frescura/fraqueza, e informar a população sobre a importância do autoconhecimento e autocuidado. 

Um beijo e até a próxima!

 

Indicados para você