Atividades
  • Favoritos
  • Tags
  • Notificações
Nenhum artigo favorito

Websérie: saiba por que e como apostar neste tipo de conteúdo!

Websérie: saiba por que e como apostar neste tipo de conteúdo!
Gleidistone Silva | @eugleidistone
jun. 25 - 7 min de leitura
7
2
2

Crio conteúdo para a internet há cerca de 2 anos. Sempre foi um desafio pensar em conteúdo que de alguma forma engaje minha audiência e que ofereça algo de valor, de forma atraente. 

A internet possibilita formatos diversos de conteúdos. Você pode criar textos, imagens, vídeos, GIFs, entre tantos outros. Mas você já pensou em criar um conteúdo seriado para o seu perfil no Instagram ou canal no YouTube?

As séries, assim como as que a gente assiste na Netflix ou Amazon Prime, também podem ser adaptadas para as redes sociais e, neste universo, recebem o nome de websérie. 

Continue lendo este artigo para saber por que e como apostar neste tipo de conteúdo para diversificar seu processo de criação para internet. 

Por que apostar em webséries?

As webséries são excelentes formatos de criar conteúdos diferenciados que gerem alto engajamento, pois, assim como as séries de televisão ou plataformas de streaming, geram uma expectativa nos “espectadores”, ou melhor, seguidores. Sabe aquela vontade de pular logo para o próximo episódio? Ela também pode ser criada no ambiente digital. 

Além disso, criar uma websérie traz autoridade para o criador, pois mostra que ele domina o assunto e consegue desmembrá-lo em várias partes. Mostra que ele tem conhecimento e consegue transformar temas relevantes em conteúdos que cativam sua comunidade. 

Como criar sua própria websérie?

Criar uma websérie envolve diversos fatores importantes. Afinal, é um conteúdo mais extenso que desmembra em vários outros. Requer uma estética que remeta à personalidade do criador, ou dos criadores envolvidos, além de ter início, meio e fim. Mas vamos a alguns pontos que não podem faltar:

1. Defina o tema ou assunto da websérie

Não dá para fazer uma websérie muito abrangente, pois ela será infinita. Por isso, é importante fazer um recorte do tema que será abordado. 

Imagine, por exemplo, que alguém cria conteúdo sobre beleza e cabelo. Sendo assim, pode-se fazer um recorte: penteados de cabelo para diferentes ocasiões. Dessa forma, pode-se criar vários episódios, cada um sobre um tipo de cabelo, como penteado para casamento, penteado para festas, penteado para festivais etc. 

2. Escolha um nome atraente para sua websérie

A escolha do nome da websérie é muito importante, pois é o que vai dar identidade ao conteúdo. Ele precisa ter relação com o assunto que será abordado. 

Não esqueça de, antes de definir o tema, pesquisar se já não existe algum projeto, canal ou creator que usa o mesmo nome. Se essa pesquisa não for feita, você corre o risco de seu projeto de websérie se misturar a outros, o que dificulta que ele seja encontrado por novas pessoas.  

Por fim, escolha um nome curto e de impacto. Nada de nomes longos e difíceis de entender ou decorar. Quanto mais simples, melhor, pois o nome da websérie fará com que as pessoas assimilem o conteúdo que será encontrado mais facilmente.

3. Planeje os conteúdos

Esse é o momento de colocar no papel as suas ideias de conteúdo. Quantos episódios a websérie terá? Qual tema será abordado? Aproveite para pensar também no que será preciso pesquisar, no roteiro para cada episódio.

Defina onde serão as gravações, se haverá um cenário específico, quem serão os convidados, enfim, tudo que precisa ser planejado antes de iniciar os trabalhos. 

4. Defina a estética

A estética de uma websérie é fundamental para criar relação entre os episódios. Por isso, deve-se pensar em quais cores serão usadas, trilhas, fontes, efeitos, e tudo que definirá a arte do conteúdo. 

É importante que a estética da websérie tenha a ver com o criador ou com o canal, para que não gere estranhamento com algo que seja algo muito diferente do que os seguidores estão acostumados a ver. Também é interessante que todos os episódios sigam um padrão estético parecido para que juntos tenham uma coesão, do início ao fim. 

Busque inspirações e referências em novelas, séries e filmes para criar uma identidade e estética únicas para o seu projeto. 

5. Crie os conteúdos

Chegou a hora de pôr a mão na massa e criar os conteúdos. Aproveite a websérie para testar algo diferente. Um cenário mais colorido e chamativo, uma trilha sonora mais ousada. Tem um amigo DJ ou músico? Que tal convidá-lo para assinar as músicas da websérie?

Reserve um dia para de dedicar às gravações e aposte em formatos diferentes como o IGTV do Instagram, por exemplo. Foque em entregar uma experiência de conteúdo diferente do que você já faz cotidianamente. 

6. Publique 

A publicação dos conteúdos é outro momento muito importante. Aqui, deve-se decidir qual será à cadência de publicação. Os episódios serão postados um após o outro? Com qual frequência? 

Assim como uma série, faça um lançamento com trailer e reserve o seu melhor conteúdo para o primeiro episódio. Lembre-se de que ele é o que fará seus seguidores continuarem acompanhando seu projeto ou não. 

Exemplos de webséries na internet

Selecionei alguns exemplos de websérie para te inspirar a tirar sua ideia do papel. Vamos lá?

Homem Negro, por @muropequeno

A websérie Homem Negro foi criada pelo creator Murilo Araújo para discutir junto a outros criadores de conteúdo sobre a falta de conteúdos sobre questões raciais na internet feita por homens negros. O projeto foi desenvolvido em parceria com o YouTube, tem 5 episódios e integra o Creators For Change, iniciativa global da plataforma. 

#HomemNegro 1: Onde estão os homens negros? 
#HomemNegro 2: Violência e Encarceramento
#HomemNegro 3: Família e Paternidade Negra
#HomemNegro 4: Machismo na comunidade negra
#HomemNegro 5: Bichas pretas e a masculinidade

Pretos no Front, por @eugleidistone 

Desde que a pandemia do coronavírus começou, eu me peguei pensando em como criar algo que pudesse gerar uma reflexão sobre como as pessoas pretas estão sendo atingidas e protagonizando a linha de frente no enfrentamento à covid-19. Reuni, em 3 episódios, histórias de pessoas pretas que estão se dedicando de alguma forma no combate ao avanço do coronavírus em todo o Brasil.  

webserie-pretos-no-front

Rolês Pretos Rolês, por @eugleidistone 

Essa foi minha primeira websérie. Trata-se de um projeto que eu tenho um carinho enorme. A websérie #RolêsPretosRolês foi produzida em 2019, com o objetivo de mostrar os rolês pretos mais legais de Beagá, em parceria com a TNT Energy Drink. 

São inúmeras possibilidades que este formato de conteúdo oferece. Pode-se desenvolver projetos individuais, colaborações, entre outras. Isso tudo dependerá do tema que será abordado nos conteúdos. 

E aí, já pensou em qual projeto de vídeos seriados você vai criar? Que tal colocar tudo em prática e desenvolver uma websérie só sua? 

Deixe aqui nos comentários suas ideias e os temas que você deseja abordar em seu projeto. 

Ah, aproveite para me seguir no Instagram e no Twitter também! É só buscar por @eugleidistone por lá. 😉🤎

 

Indicados para você